REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD, Vol. 12, No 3 (2022)

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A EFICÁCIA DO PATROCINADOR E SEU IMPACTO NA ATITUDE DE COMPRA DO TORCEDOR DE LEAGUE OF LEGENDS.

Beatriz Candido Feliciano Aquino, Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva, Mykaelly Beatriz da Costa Silva, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Resumo


Introdução: O Campeonato Brasileiro de League of Legends é atualmente um dos principais torneios competitivos do cenário de eSports.  Para empresas, estarem presentes neste nicho expande uma janela ampla de visibilidade para as marcas patrocinadoras, logo, é nesse momento que as mesmas expõem seus produtos ou serviços, sendo importante analisar a eficácia do patrocinador na atitude de compra. Objetivo: Analisar a eficácia dos patrocínios esportivos no ambiente do League of Legends no Brasil e a sua influência na atitude de compra por parte dos consumidores esportivos. Metodologia: Caracteriza-se como uma abordagem quantitativa. Composto por 215 torcedores, que assistiram ao menos um jogo do CBLOL, nas temporadas de 2021 e 2022, e que tenham a idade mínima de 18 anos. Foi utilizado um instrumento adaptado que busca analisar a eficácia do patrocinador na atitude de compra. A coleta ocorreu de forma on-line durante o ano de 2021 e 2022. Resultados e Discussão: De acordo com o perfil sociodemográfico da amostra, a maioria foi composta por homens, jovens, com ensino médio completo e empregados. Todas as dimensões foram avaliadas positivamente, o que conduz a uma boa eficácia das estratégias de patrocínio das marcas. De acordo com o modelo global os resultados da análise apresentaram valência de 64% na variação das intenções de compra. Desse modo, é importante que as marcas possuam estratégias para que sejam recordadas pelos torcedores, pois é por meio dessa ação que irá ocorrer a atitude de compra. Conclusão: As dimensões aqui analisadas determinaram a eficácia do patrocínio, o qual influencia positivamente na atitude de compra dos torcedores do League of Legends em relação aos produtos e serviços das marcas patrocinadoras.

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