REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD, Vol. 5, No 1 (2015)

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CAMISA SEM PATROCÍNIO OU CAMISA COM PATROCÍNIO? QUAL A INTENÇÃO DE COMPRA DOS TORCEDORES DOS QUATRO PRINCIPAIS CLUBES DO FUTEBOL PROFISSIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Geraldo Prado Guimarães Filho, Fernando de Andrade Franco Malagrino, Luiz Silva dos Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar se a intenção de compra de camisetas dos times preferidos dos torcedores/consumidores se altera quando tem a oportunidade de escolher entre as sem e as com as marcas dos patrocinadores. Assim, foram apresentados aos torcedores ora modelo da camisa oficial sem patrocínio e ora o modelo da camisa oficial com patrocínio para analise de preferência. De um lado estão os torcedores, em grande parte, motivados pelo desejo ou pelo hábito de adquirirem e possuírem os produtos oferecidos e ofertados por seus clubes e de outro lado esta o clube interessado em satisfazer as necessidades e os desejos desses torcedores, com a intenção de torná-los cada vez mais ativos, fieis e leais e a consumirem esses produtos (Kotler; Kartajaya & Setiawan, 2010). Assim uma das maneiras para se ativar esses torcedores/consumidores, é o marketing esportivo por meio do patrocínio. Um dos mais tradicionais formatos utilizados no Brasil é a utilização de marcas nas camisas dos atletas das mais diversas modalidades. Neste contexto o problema de pesquisa está em investigar se a presença de logotipos das empresas patrocinadoras nos uniformes, dos quatro grandes clubes de futebol do estado de São Paulo, interfere ou não em sua intenção de compra. A coleta de dados foi realizada com um questionário semiestruturado em cinco blocos, baseados em escala Likert de 7 pontos, em levantamento realizado com uma amostra aleatória simples de 120 (cento e vinte) torcedores.


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