REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD, Vol. 13, No 4 (2023)

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Influência dos Jogos Cooperativos na Inclusão

Rosa Souza da Silva, Roberto Ferreira dos Santos, Roberto Poton Martins

Resumo


Resumo

Nas aulas de Educação Física, no contexto escolar, apesar das práticas esportivas serem coletivas, a competitividade pode interferir diretamente na formação dos estudantes em suas relações interpessoais, incentivando o pensamento individualista. Portanto, é de suma importância vislumbrar novas possibilidades de abordagem metodológicas, voltadas para a ideia da cooperação e colaboração, implementando ações que valorizem as potencialidades de cada um, podendo contribuir para a inclusão de pessoas com deficiências. A atividade física pode ser um facilitador na socialização dos indivíduos, colaborando na formação da cidadania e nas relações sociais, em favor do bem comum. Uma das ferramentas pedagógicas sugeridas nesta pesquisa são os Jogos Cooperativos, que não é predominantemente competitivo e apresentado com ludicidade, colabora com o pensar e agir na coletividade, promovendo a expressão de sentimentos e atitudes solidárias. Neste estudo, o intuito é realizar uma revisão literária de pesquisa bibliográfica e pesquisa de ação, entrevistando 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, nas escolas Municipais de Niterói - RJ, a fim de observar e estudar a temática dos Jogos Cooperativos e suas contribuições na educação inclusiva.

 

Palavras-chave: Competitividade, Cooperação, Educação Física, Escola, Inclusão, Jogos Cooperativos.


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