REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD, Vol. 3 (2013)

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O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DO CASO ANDERSON SILVA E SEUS FÃS NO FACEBOOK

Carlos Affonso Sartore Salles, Ary José Rocco Jr

Resumo


As mídias sociais digitais são o canal mais fácil para se relacionar com os astros do mundo esportivo, sendo o Facebook a mídia digital de maior destaque nos dias atuais. Dessa forma, um atleta como Anderson “Spider” Silva mantém um relacionamento constante com seus públicos de interesse a partir desse veículo de comunicação que, mesmo de forma distante fisicamente, permite estabelecer uma relação entre o astro e seus stakeholders. Perante essa relação, a interação dos fãs é um ativo intangível de grande valia aos gestores da imagem e carreira do atleta. Trata-se do fator balizador dessa relação, capaz de apontar, por exemplo, o posicionamento do consumidor perante os acontecimentos que envolvem a vida profissional e pessoal do atleta. Dessa forma, este estudo analisa o posicionamento dos consumidores de Anderson Silva em sua fan page oficial no Facebook, a partir da identificação de variações na forma de interação desses seguidores, durante um período anterior e posterior a sua luta pelo evento UFC162.


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