REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

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Uso didático de modelo de Plexo Braquial 3D Produzido Pelo Método de Prototipagem Rápida

Breno Gontijo Nascimento, Fernanda Silva Torres

Resumo


Introdução: O plexo braquial é uma estrutura anatômica importante por inervar os ombros e membros superiores, sendo que lesões nesse plexo são comuns em torções de ombro, estiramento do pescoço e acidente automobilístico. Dessa forma, o estudo desse plexo representa um desafio para a Medicina, pelo grande número de intercorrências que podem o acometer. Objetivo: Neste trabalho propôs-se o uso didático de um modelo do plexo braquial com alunos da disciplina de anatomia humana do Curso de Medicina. Metodologia: Foram produzidos três modelos do plexo feitos com diferentes materiais: canudos de polipropileno, cola quente, filamento PLA, um material biodegradável, feito a partir do amido de milho com 1,75mm de diâmetro no modelo impresso em 3D. O modelo 3D foi desenvolvido pelo software SolidWorks e impresso em equipamento 3D Sethi3D AiPA3. Resultados: Os modelos feitos com canudos e cola quente foram utilizados na visualização tridimensional inicial do plexo, facilitando o desenvolvimento do modelo 3D final. Observou-se que os modelos representam melhorias quanto às outras estruturas disponibilizadas previamente aos alunos, sendo que os modelos, virtuais, impressos e cadavéricos, não apresentavam toda a complexidade de raízes, troncos, divisões, fascículos e ramos. Os modelos desenvolvidos neste trabalho tinham a presença clara de todas as estruturas anatômicas do plexo braquial, mesmo as de difícil visualização, ao contrário das peças biológicas fixadas, devido a sua complexidade anatômica, delicadeza de dissecação e tamanho reduzido. Conclusão: Com a realização deste trabalho e o uso dos modelos propostos, pôde-se observar um estudo mais efetivo e prático da anatomia do plexo braquial, sendo um instrumento facilitador da aprendizagem do conteúdo de anatomia do plexo braquial, com garantia de manipulação por todos os alunos, ausência de contato com substâncias tóxicas como o formaldeído e mimetização da estrutura real com efetivação do processo de ensino-aprendizagem.


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ISSN 2179-1589

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