REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM NUMA AULA DE PATOLOGIA GERAL EM CURSOS DE GRADUAÇÕES DA ÁREA DE SAÚDE

Reane Fonseca Martins

Resumo


Trilhas de Aprendizagem é uma metodologia que inicialmente voltava-se para a capacitação profissional nas empresas, mas que foi inserida ao ensino formal. Ela objetiva fornecer aos estudantes, múltiplas formas de exposição a um mesmo conteúdo. Neste método o estudante é o protagonista do estudo, criando autonomia para que o aprendizado do conteúdo acadêmico, se efetive. Neste contexto, o professor é o curador do material, pois deverá escolher diferentes materiais para compor a trilha, além de orientador/supervisor da atividade. As trilhas de aprendizagem são vantajosas por estimular o protagonismo do estudante, oportunizando que o aprendiz caminhe em seu próprio ritmo.Assim, este relato objetiva trazer a experiência de criação de uma trilha de aprendizagem para o conteúdo de inflamação na disciplina de Patologia Geral de um Centro Universitário privado no primeiro semestre de 2022. A ferramenta foi associada à metodologia de sala de aula invertida como atividade pré-aula. Como forma de disponibilização da trilha, utilizou-se o mural virtual – PADLET dividido em sete colunas. Nas colunas haviam: na primeira, instruções sobre a atividade e os tópicos chaves para o estudo; vídeo-aulas retiradas do YouTube; indicações de sites relacionados ao conteúdo; artigos científicos; animações; Podcast e finalizava com um exercício. Além do mais, para verificar o aprendizado e a percepção sobre a metodologia, fez um questionário e exercício. Assim, o estudante foi instruído a escolher diferentes materiais dentro da trilha para alcançar os tópicos chave.Por meio do questionário, pode-se observar que 60% da turma aprovou a utilização da trilha de aprendizagem. Ademais, as respostas aos exercícios foram mais assertivas e a aula seguinte a trilha, foi mais participativa. Conclui-se que a metodologia mostrou-se válida e atingiu seu propósito. Porém, demanda dedicação do professor para a curadoria do material e, é necessário uma explanação clara sobre as regras para haja uma participação eficaz.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO