REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO INFANTO-JUVENIL

Meire Zulmira Braga, Gisele Araújo Magalhães

Resumo


O presente artigo teve como objetivo analisar, por meio de perguntas aplicadas pelo Google Form’, a influência da publicidade, sob o olhar dos pais, no comportamento e atitude das crianças e adolescentes enquanto consumidoras, uma vez que o público infanto-juvenil está cada vez mais conectado ao mundo virtual, o que acaba influenciando de maneira direta na compra e consumo de alimentos. Caracterizado como um estudo descritivo e quantitativo, o trabalho apresentado foi realizado tendo como ferramenta de coleta de dados um questionário estruturado. O estudo  foi realizado no mês de novembro de 2020, mais precisamente entre os dias 19 e 23, contando com uma pesquisa de campo feita através de questionários utilizando a plataforma Google Forms que foi aplicada através das mídias sociais WhatsApp e Instagram, onde 68 pessoas, dentre elas pais, mães ou responsáveis por crianças e adolescentes de 1 aos 15 anos, participaram .Ao longo da pesquisa, baseado nas respostas dos responsáveis, observou-se que as crianças passavam horas excessivas em frente à televisores, celulares ou computadores, e estavam sendo influenciados a consumirem os produtos anunciados. Devido à falta de acesso às informações adequadas dos pais e dos próprios filhos, as decisões sobre quais alimentos serão consumidos, acabam sendo facilmente manipulados pela mídia, fazendo com que eles optem por alimentos mais práticos para consumo, mais bonitos e chamativos, e que em algumas vezes, acompanham um brinde para garantir a diversão da criança. Entretanto, tais produtos alimentícios nem sempre irão contribuir com um adequado valor nutritivo, o que traria benefícios para a saúde do indivíduo. Pelo contrário, poderão contribuir para a obesidade infantil, que pode estar também relacionada a influências causadas por propagandas de alimentos ultra processados, que são veiculadas através das mídias acessíveis.

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ISSN 2179-1589

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