REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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Resenha do artigo “Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? ”

Regina Célia Pinheiro, Maria Das Graças Moreira

Resumo


Neste artigo, o autor aponta a existência de vantagens e desvantagens tanto da pesquisa qualitativa quanto da quantitativa e que a escolha do método apropriado deve ter ligação com o tipo de pergunta feita pelo pesquisador. O autor cita vários pontos relacionados à pesquisa, o seu método investigativo, o pesquisador e a qualidade da pesquisa realizada.

O artigo aborda as diferenças entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, apresentando alguns contrastes e comparações. Para organizar as diferenças e similaridades entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, o autor pontua: a) características da pesquisa qualitativa; b) postura do pesquisador; c) estratégias de coleta de dados; d) estudo de caso; e) papel do sujeito e f) aplicabilidade e uso dos resultados da pesquisa.

Segundo o autor, a pesquisa qualitativa é formada por algumas características, como características gerais, onde fala que a pesquisa qualitativa opta por estudar as relações complexa ao invés de explica-las por meio de isolamentos de variáveis. No entanto, a pesquisa quantitativa dificilmente deixa de compreender as relações complexas.  Outra característica relacionada a pesquisa qualitativa é a coleta de dados, que busca várias informações para concluir ou criar estudos.

Já na pesquisa quantitativa, é utilizado instrumentos e procedimentos padronizados e na qualitativa os instrumentos e procedimentos são específicos para cada pesquisa.

O estudo de caso, que é delimitado como a coleta e análise de dados sobre um exemplo individual para definir um fenômeno, pode-se coletar e analisar tanto dados quantitativos quanto qualitativos.

A análise de documentos, segundo o autor, é a mais antiga para fazer pesquisa, quando se trata de revisão de literatura. Atualmente existem técnicas quantitativas e qualitativas para lidar com fontes secundárias e documentais.

A pesquisa-ação foi inserida no campo da pesquisa qualitativa.  Segundo Hartmut (2006), a pesquisa-ação utilizada originalmente para investigações que contribuíam para o progresso cientifico e à mudança social independe da técnica, podendo ser usada com experimento, observação ou survey.

O autor também aborda a pesquisa de campo, que no ponto de vista do método da pesquisa qualitativa, é uma integração de diferentes abordagens e técnicas, tanto qualitativa quanto quantitativa em um mesmo estudo.

No tópico Coleta de dados na pesquisa qualitativa o autor aponta as três formas de coletas de dados: observação, experimento e survey.

Em Transcrição de dados na pesquisa qualitativa, o autor enfatiza a importância desse passo diante da grande variabilidade nas maneiras de coletar dados e da sua não-padronização.

No tópico análise de dados na pesquisa qualitativa o autor pontua sete formas de analisar dados qualitativos: a) groundedtheory, b) análise fenomenológica, c) paráfrase social-hermenêutica, d) análise de conteúdo qualitativa, e)hermenêutica objetiva, f)interpretação psicanalítica de textos e g) análise tipológica.

Hartmut (2006) também fala de critérios de qualidade de pesquisa. Ele cita Lienert (1989) que diferencia esses critérios entre critérios principais e critérios secundários. Entre os primeiros, constam objetividade, fidedignidade e validade. Entre os segundos, constam utilidade, economia de esforço, normatização e comparabilidade.

Por último, Hartmut (2006) fala da escolha entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa. Segundo o autor, o pesquisador enquanto construtor do conhecimento, não deveria escolher entre um método ou outro, mas utilizar as várias abordagens, qualitativas e quantitativas que sejam apropriados àquestão da pesquisa.

 

Referência

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-209, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. Acesso em: 19 mar. 2021.




ISSN 2179-1589

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