REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO DIA A DIA DO NUTRICIONISTA

Meire Zulmira Braga

Resumo


As mídias sociais são espaços de comunicação, publicidade e, em alguns casos, até de venda. Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter e qualquer outra rede social que possa existir são criadas como ferramentas de contato entre as pessoas. Elas servem para os usuários publicarem fotos, interagirem com amigos, pacientes, profissionais a título de trocarem opiniões, se informarem e até mesmo terem um acompanhamento de pacientes. Este artigo apresenta um estudo e de característica descritiva e abordagem quantitativa, referente a uma análise sobre a importância das mídias sociais no dia a dia do nutricionista. A amostragem selecionada se deu por conveniência, e o estudo foi realizado na região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, elaborado e executado em uma dada plataforma de confecção de formulários, e compartilhado por meio de redes sociais, sendo composto por perguntas fechadas somando-se um total de 11 perguntas sobre: data de nascimento, área de atuação, tempo de formação, como houve o descobrimento das mídias sociais, conhecimento e objetivo com a utilização das mídias sociais, tipo de conteúdo compartilhado e os meios mais utilizados, dentre outros. Os resultados obtidos não mostraram discordância acerca da utilização das mídias e da maneira pela qual ela é utilizada pelos nutricionistas entrevistados. Sobre tempo de formação, a maioria dos participantes da amostra possui entre 2 a 4 anos de formação, porém esse fator não influenciou o resultado das respostas, quando comparado aos participantes com menos tempo de formação

Diante disto, conclui-se que independente do tempo de formação a maioria dos entrevistados utilizam o Instagram como a ferramenta mais utilizada para mostrar o seu trabalho, observando que a utilização desta mídia social gerou um aumento maior na captação de pacientes consequentemente destacando assim que com um controle de como utilizar de forma mais correta, as mídias sociais são atualmente os locais de maior importância para a divulgação do trabalho do Nutricionista.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO