REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Técnica do júri simulado no ensino em enfermagem: Relato de experiencia

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Resumo


O uso de metodologias ativas no ensino superior é de extrema importância. Assim, objetiva-se apresentar a técnica do júri simulado como uma alternativa metodológica .  Trata-se de um relato de experiência a partir do ensino da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido aos alunos do 4º. Modulo do curso de enfermagem. O curso de enfermagem da UNA tem como eixo transversal do 4° módulo o tema: ética e bioética. Neste módulo são ofertadas as disciplinas de Trabalho Interdisciplinar Fundamentos de Enfermagem, Semiologia e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Para realização do trabalho, a turma é dividida em pares de grupos. Cada par recebe uma notícia publicada na mídia sobre erros cometidos na assistência de enfermagem, sendo que um grupo terá a missão de fazer a defesa do profissional que cometeu o erro e outro grupo fará a acusação. Os alunos são orientados a construir argumentos baseado nos conceitos de ética, bioética, no código de deontologia  da profissão, além de legislação dos órgãos de classe e constituição Brasileira, relacionando ao conteúdo das demais disciplinas, descrevendo o erro segundo a semiotecnica, apontando as alterações físicas conforme a semiologia e demonstrando como o processo de enfermagem pode melhorar essa assistência. A apresentação final do trabalho se dá em forma de Júri Simulado, onde os alunos exercitam a expressão e o raciocínio crítico. Inicialmente há um relato de grande dificuldade por parte dos alunos. O fato das informações não estarem todas disponíveis em um único local, a necessidade de criar argumentações e a impossibilidade de usar recurso audiovisual são os maiores desafios apontados por eles. Conclui-se que a habilidade de argumentação é altamente desenvolvida através desta metodologia.  A interdisciplinaridade fica evidente, havendo um nítido diálogo entre os conteúdos das disciplinas e que o estudo da legislação fica estimulante e aplicada a pratica cotidiana.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO