REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESCAPE NURSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Felipe Santos Marques, Giovanna Carazzolle Narciso, Carolina Nóvoa Fernandes, Sara Rodrigues Rosado

Resumo


Recentemente são várias as metodologias ativas que ofertam uma aprendizagem satisfatória motivando os alunos em sua carreira acadêmica, e o Escape Room ganha forma além do meio comercial e entra no acadêmico capacitando o discente naquela temática proposta fortalecendo o trabalho em equipe e a comunicação, cooperando em prol de uma solução chave para escapar daquela situação, e com o apoio do corpo docente de uma Universidade Privada da cidade de São Paulo realizamos o “Escape Nurse: Invasão Digital” com os calouros do primeiro semestre de 2020 do curso de Enfermagem. O presente relato foi realizado com 23 calouros, e cinco estações foram criadas baseadas em um ataque cibernético capaz de destruir os equipamentos essenciais para os pacientes de um hospital fictício. Se os calouros conseguissem solucionar os enigmas no prazo de 40 minutos, os pacientes ficariam bem. O escape continha essa temática devido ao avanço tecnológico e meios alternativos que a população vem se beneficiando com a tecnologia. As cinco estações constituíam temas gerais de formação, sendo eles: fake news que viralizaram no ano anterior referente a imunização; Ana Neri, a pioneira da Enfermagem no Brasil; e questões de conhecimentos gerais. O grupo 1 concluiu o escape em 30 minutos e 38 segundos. O grupo 2 concluiu o escape em 38 minutos e 10 segundos. O grupo 3 totalizou 33 minutos e 42 segundos. Sendo o primeiro contato dos calouros com a Universidade, notava-se um receio e uma certa timidez que fora esquecida após toda euforia de estarem participando de um Escape Room. Como resultado, foi percetível que o uso desta nova metodologia pode ser  utilizada e ampliada no contexto da educação, tornando o aprendizado eficaz e satisfatório, proporcionando um bom relacionamento social, fortalecendo o trabalho equipe que predomina na enfermagem.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO