REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE ÉTICA NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Carolina Gonçalves Correia, Ernani Viriato de Melo

Resumo


As metodologias ativas são metodologias de ensino centradas no estudante, visando superar a memorização e a transferência de conteúdos. São metodologias que estimulam a autonomia, promovendo reflexão, responsabilidade e mudanças de comportamento, necessários à construção do conhecimento. Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização de metodologias ativas nas aulas de Ética em um Curso Técnico em Enfermagem.  As metodologias ativas utilizadas foram aula dialogada e a metodologia da problematização. Foram registradas observações sobre opiniões e desenvolvimento dos estudantes durante as aulas. Inicialmente, foi utilizada a aula dialogada para levantamento do conhecimento prévio e discussão dos conceitos básicos sobre o tema. A metodologia da problematização foi utilizada para trabalhar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, buscando refletir sobre problemas éticos no exercício da profissão. As metodologias ativas utilizadas permitiram diálogo entre professor e estudantes, permitindo maior participação nas aulas. Os estudantes trouxeram, de suas experiências, problemas éticos e puderam discutir a teoria por meio dessas situações. As limitações observadas na utilização das metodologias ativas incluíram a interação entre os estudantes nas atividades em grupo e o espaço físico, muitas vezes pequeno para realização de discussões em grupo. As alternativas para trabalhar essas limitações foram a distribuição de tarefas dentro do grupo, incentivando a interação entre os membros e a utilização de novos espaços para as atividades em grupo além da sala. Dessa maneira, foi possível perceber que as metodologias ativas contribuíram para a participação dos estudantes durante as aulas e para a aproximação entre teoria e prática. Além disso a reflexão sobre problemas éticos permitiu a reflexão sobre mudanças de comportamento, contribuindo para a conduta profissional adequada. 




ISSN 2179-1589

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