REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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Construção de tecnologia de ensino em enfermagem neonatal: experiência de uma projeto de extensão.

Tayanna Feitosa Antunes, Alessandra Pinheiro Vidal, Ana Helena Bentes Tavares, Beatriz Graça de Araújo, Lihsieh Marrero

Resumo


Introdução: A técnica de banho de ofurô (BOF) simula o ambiente intrauterino, proporcionando ao recém-nascido a redução do estresse e favorecendo seu desenvolvimento. Objetivo: Apoiar a implementação da técnica do banho de ofurô em recém-nascidos de alto risco realizado por enfermeiro da unidade canguru de uma maternidade estadual de referência em Manaus. Método: Trata-se de relato de experiência de caráter descritivo. A primeira etapa do projeto ocorreu de agosto a outubro de 2019 e a segunda de novembro de 2019 a julho de 2020. Para a preparação dos membros do projeto para a execução da técnica do BOF foram ofertadas aulas teóricas e teórico-práticas. Após essa fase seguiu-se o planejamento e desenvolvimento de estratégias de apoio a implementação institucional da técnica. Resultados: Foi elaborado um treinamento de seis módulos, alicerçado nos fundamentos do ensino à distância direcionado aos enfermeiros da unidade canguru, com carga horária de 20 horas. Como material de apoio ao processo de ensino-aprendizado, foram produzidas duas tecnologias educacionais digitais: vídeos e e-book sobre o BOF em prematuros e recém-nascidos de baixo peso institucionalizados. Após definição e revisão do roteiro de filmagem, em ambiente simulado, foram produzidos vídeos demonstrando o passo-a-passo da execução da técnica. E, com o propósito de ampliar o acesso ao material instrutivo foi produzido um e-book ilustrado com descrição detalhada de todos os passos da técnica. Discussão: Segundo Perini et al. (2014), a equipe de enfermagem é essencial para a realização da técnica BOF já que possui maior contato com os pacientes. Conclusão: Esse projeto possibilitou o envolvimento de discentes e docentes da universidade com o cuidado em unidades canguru, promovendo a aquisição de habilidades específicas aos futuros profissionais de enfermagem e aos que estão em qualificação da área. 




ISSN 2179-1589

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