REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE EM RODOVIAS FEDERAIS NA VIII REGIÃO DE SAÚDE PERNAMBUCANA: PERFIL DEMOGRÁFICO E OS PRINCIPAIS TIPOS DE ACIDENTES

Elisiane Cássia Bono da Silva, Matheus Vargas dos Santos Almeida, Erika Daniela Guimarães Machado, Rosana Alves de Melo, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes

Resumo


Introdução: estudos que abordam os acidentes de transporte terrestre possuem grande relevância no contexto atual da saúde pública, pois podem direcionar ações para prevenção de comorbidades e de mortes relacionadas a tais acidentes. Objetivo: traçar o perfil demográfico e os principais tipos dos acidentes de transporte terrestre ocorridos em rodovias federais. Método: foi realizado estudo descritivo dos acidentes de transporte terrestre ocorridos nessa região, entre 2012 e 2014, e que foram notificados pela Polícia Rodoviária Federal. Utilizou-se a estatística descritiva como método de análise dos dados com apresentação das frequências absolutas e relativas e das medidas de tendência central e dispersão como média e desvio padrão. Os dados foram analisados com os programas Microsoft Office Excel e Stata 14.0. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Pernambuco sob o Protocolo nº 1.686.222. Resultados e discussão: O perfil das vítimas possui idade média de 35,3 anos (Desvio Padrão = 13,7) e é majoritariamente formado por homens (80,1%) adultos. O principal tipo de acidente ocorrido foi colisão (frontal, lateral, traseira ou transversal), representando 73.9%. Esse perfil se repete em outras regiões brasileiras e a colisão também foi o tipo de acidente mais frequente. Conclusão: o perfil formado por adultos jovens e homens eleva perdas indiretas, precocidade dos anos potenciais de vida perdidos e acarreta diminuição da produtividade como consequência dos acidentes. Contribuições e implicações para a Enfermagem: as características identificadas possibilitam o aprimoramento de políticas públicas e, consequentemente, a redução de internações e de outras consequências dos acidentes de transporte terrestre.




ISSN 2179-1589

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