DESAFIOS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM UMA LIGA ACADÊMICA NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Resumo
INTRODUÇÃO: Com o novo coronavírus, o distanciamento social foi necessário para impedir o seu crescimento. Assim, as Ligas Acadêmicas encontraram na virtualização uma alternativa para continuar as atividades, sendo a tecnologia uma aliada nesse processo. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos nas atividades de uma Liga Acadêmica durante a pandemia. MÉTODO: Trata-se de um relato da experiência de graduandos em uma Liga Acadêmica de um Instituição de Ensino Superior privada de Salvador, Bahia, Brasil, de março a julho de 2020. RESULTADOS: Os desafios encontrados pela Liga foram: as fragilidades nas plataformas utilizadas para as reuniões; incompatibilidade de horários entre os membros; e, dificuldades com acesso à internet. À medida que os problemas foram identificados, resoluções foram feitas, como testes em diversas plataformas e flexibilidade nos horários, tornado possível os encontros nas sessões internas e abertas. DISCUSSÃO: Com o distanciamento social, repensar as práticas garantiu o cumprimento das atividades da Liga Acadêmica em questão, tornando essa comunidade reestruturada e ativa em suas atividades de ensino e pesquisa. O compromisso dos ligantes tornou o processo fluído, possibilitou os encontros, permitindo melhor interação nas sessões temáticas. Estas, foram bem avaliadas e possibilitou novos aprendizados, o que motivou todos os envolvidos para a continuidade das atividades, até então, desafiadoras. CONCLUSÃO: A necessidade do esforço mútuo para tornar possível a participação de estudantes e a abertura para o novo, motivou o processo remoto da Liga, possibilitando, assim, a construção do aprendizado e a superação de dificuldades encontradas, além de fortalecer a relação entre os membros. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A tecnologia digital pode favorecer as atividades acadêmicas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional, mantendo a construção do conhecimento.