REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESAFIOS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM UMA LIGA ACADÊMICA NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Adryele Figueiredo Pinheiro, Thales William Queiroz da Anunciação, Raniele Araújo de Freitas

Resumo


INTRODUÇÃO: Com o novo coronavírus, o distanciamento social foi necessário para impedir o seu crescimento. Assim, as Ligas Acadêmicas encontraram na virtualização uma alternativa para continuar as atividades, sendo a tecnologia uma aliada nesse processo. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos nas atividades de uma Liga Acadêmica durante a pandemia. MÉTODO: Trata-se de um relato da experiência de graduandos em uma Liga Acadêmica de um Instituição de Ensino Superior privada de Salvador, Bahia, Brasil, de março a julho de 2020. RESULTADOS: Os desafios encontrados pela Liga foram: as fragilidades nas plataformas utilizadas para as reuniões; incompatibilidade de horários entre os membros; e, dificuldades com acesso à internet. À medida que os problemas foram identificados, resoluções foram feitas, como testes em diversas plataformas e flexibilidade nos horários, tornado possível os encontros nas sessões internas e abertas. DISCUSSÃO: Com o distanciamento social, repensar as práticas garantiu o cumprimento das atividades da Liga Acadêmica em questão, tornando essa comunidade reestruturada e ativa em suas atividades de ensino e pesquisa. O compromisso dos ligantes tornou o processo fluído, possibilitou os encontros, permitindo melhor interação nas sessões temáticas. Estas, foram bem avaliadas e possibilitou novos aprendizados, o que motivou todos os envolvidos para a continuidade das atividades, até então, desafiadoras. CONCLUSÃO: A necessidade do esforço mútuo para tornar possível a participação de estudantes e a abertura para o novo, motivou o processo remoto da Liga, possibilitando, assim, a construção do aprendizado e a superação de dificuldades encontradas, além de fortalecer a relação entre os membros. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A tecnologia digital pode favorecer as atividades acadêmicas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional, mantendo a construção do conhecimento.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO