Uso de aplicativo de troca de mensagem na gestão da Atenção Básica
Resumo
Introdução: Enfermeiros devem atuar como educadores, promovendo inovação e ações de prevenção, proteção e recuperação da saúde. Afim de realizar suas atividades de maneira efetiva, deve-se priorizar a melhor comunicação possível entre a equipe e os clientes. Este estudo avalia então o uso de comunicação eletrônica por troca de mensagens em uma unidade básica de saúde. Objetivos: Identificar a efetividade da comunicação por meio de mensagens eletrônicas instantâneas, focado na melhoria da adesão no acompanhamento de gestantes, puérperas e consultas agendadas na atenção básica. Metodologia: Por doze meses, uma equipe de quatro enfermeiros de um serviço público de atenção básica à saúde utilizou um aplicativo de troca de mensagens para entrar em contato com pacientes gestantes ou puérperas, no qual era possível agendar consultas e realizar busca ativa dos pacientes. Resultados: Os aplicativos de mensagens se mostraram uma eficiente ferramenta de atenção à saúde, proporcionando um contato ágil, barato e constante entre a equipe e a população. Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 foram agendadas 529 consultas através de aplicativo eletrônico, sendo observada menor ausência dos clientes nas consultas, devido ao aviso prévio da mesma via mensagem. Conclusões: A velocidade da comunicação por meio de aplicativos proporcionou uma redução de casos faltosos na unidade, facilitando os agendamentos, e proporcionando melhorias mensuráveis dos níveis de saúde e do total de consultas de gestantes. Mesmo no pós-parto, as puérperas permaneceram em contato com a equipe pela troca de mensagens o que diminui aglomerações na unidade, mas ainda assim promove um acompanhamento do estado de saúde do paciente. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: Este estudo nos mostra que a inovação comunicacional na atuação profissional de saúde nas unidades básicas promove resultados significativos nos níveis de acompanhamento do paciente.