REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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A criação de uma Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica: relato de experiência

Viviani Aparecida Fraga, Fabiana Helena da Conceição, Isadora Lima de Araujo, Marcela Amoreli Silveira, Cristiane A. Silveira Monteiro

Resumo


Objetivo: Descrever a experiência da criação da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica (LAENP). Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a criação de uma Liga Acadêmica por discentes e docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Inicialmente, a diretoria da LAENP foi composta por seis cargos (Presidente, Vice, Secretário-Geral; Diretores de Comunicação, Ensino, Pesquisa e Extensão). A confecção do estatuto foi baseada em outros estatutos de LA da Universidade e na própria regulamentação institucional. A LAENP foi criada por uma demanda discente, considerando a importância do cuidado centrado na criança, adolescente e na família. Resultados: Participar do momento da criação da LAENP ampliou o escopo das experiências do estudante no seu processo de formação, sobretudo em relação aos aspectos normativos, além de auxiliar o desenvolvimento de autoeficácia na escrita. Conclusão: Ainda é necessário explorar melhor esta estratégia inovadora de formação, bem como o impacto de atividades como as desenvolvidas junto às ligas acadêmicas. Por ser uma estratégia relativamente nova no campo da enfermagem, com poucas publicações de experiências exitosas, é recomendável novas iniciativas a partir das demandas  e estímulo da criação de novas ligas. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O desenvolvimento acadêmico e profissional pode ser aprimorado pela participação em ligas acadêmicas de enfermagem e inserção em atividades e projetos científicos. Ademais, o incentivo à a autonomia do discente e o aprimoramento de competências e habilidades pessoais e profissionais em relação à assistência aos indivíduos e famílias, favorece a troca de informações e discussões relativas à especialidade de interesse. 




ISSN 2179-1589

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