REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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Inovação no Aprimoramento de Competências de Enfermeiros Residentes: Ferramenta On-line Doc.com

TATIANE ANGÉLICA PHELIPINI BORGES, Deverson William de Oliveira, Mariana Sgarbossa Martins, Heloiza Maria de Melo Queiroz, Ingrid Bená

Resumo


Introdução: Um tema cada vez mais valorizado no ambiente profissional, em especial nos serviços de saúde, é o trabalho em equipe, que exige esforços coletivos e individuais para resolução de problemas que emergem do cotidiano dos processos de trabalho. Objetivos: Propiciar estratégias para o aprimoramento de habilidades e competências para prática profissional no trabalho em equipe de enfermeiros residentes. Método: Realizaram-se atividades para o aprimoramento das habilidades de 16 enfermeiros residentes por meio de uma ferramenta informatizada on-line denominada Doc.com da American Academy on Communication in Heatlhcare e da Drexel University College of Medicine (Philadelphia), que possui recursos multimídia com teorias baseadas em evidências e dramatizações em vídeos. Ocorreram seis intervenções associando visualização de um módulo dividido em três assuntos: trabalho em equipe, habilidades de comunicação e processos de reuniões com discussões presenciais. Para constatar o conhecimento dos participantes foram aplicadas as mesmas questões relacionadas com os temas abordados, antes das intervenções e após sua finalização. Eles acessaram e assistiram ao módulo de suas residências e posteriormente ocorriam discussão presencial aliado com situações problemas e roleplayResultados: Foram provocados a refletirem sobre o tema durante os encontros e associarem suas atuações práticas aos casos demostrados na multimídia. Discussão: Diante das questões aplicadas e relatos dos participantes, o uso de ferramentas informatizadas para aprimoramento de habilidades e competências na área da saúde, proporcionaram mudanças de suas condutas e práticas profissionais, pelo alinhamento das estratégias demonstradas nos vídeos, somadas às situações problemas, discussões, e a facilidade de acesso à ferramenta informatizada. Conclusão: A utilização da ferramenta informatizada, associada as reuniões e discussão grupal mostrou-se benéficas por serem pouco abordadas durante a graduação. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: Evidencia-se a necessidade de proporcionar estratégias para relacionar o conhecimento técnico-científico adquirido durante a graduação com as ações práticas vividas nos serviços de saúde.




ISSN 2179-1589

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