REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL VIA CHAT DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Clara Reis Cruz, Lara Lelis Dias, Thais Bitencourt Faria, Daniel Reis Correia, Henrique Pinto Gomide

Resumo


 

Introdução: A saúde mental é compreendida não somente como a ausência de doença mental, mas também como a habilidade de pensar, aprender e entender nossas próprias emoções e reações, como as de outras pessoas. Assim, o desequilíbrio emocional é um fator que facilita o desenvolvimento de doenças mentais, processo evidenciado pela pandemia de COVID-19, precursora de perturbações psicossociais que afetam a capacidade de enfrentamento da população. Objetivos: Descrever a experiência em ser voluntário do projeto de acolhimento psicossocial remoto, intitulado “Calma Nessa Hora”, durante abril e setembro de 2020. Métodos: Relato de 4 estudantes de enfermagem de uma equipe multiprofissional, composta por profissionais e acadêmicos na área da saúde, que, após treinamentos, realizaram acolhimentos psicossociais via chat com supervisão, durante o período de quarentena. Resultados: A equipe proporcionou acolhimento para pessoas de diferentes idades, gêneros e localidades. Frente a situação desafiadora instaurada pela pandemia, a população foi imposta a ambientes estressores, acarretando variadas demandas para plataforma, sendo as maiores, referentes a insegurança devido ao contexto vivenciado, que resultou, principalmente, em conflitos sociais e sintomas de doenças mentais, como depressão e ansiedade. Discussão: Os acolhimentos foram pertinentes, uma vez que ofertaram oportunidade para prática em saúde mental, que geralmente é negligenciada nos cursos de saúde. Conclusão: Fica evidente a importância desse espaço para que em momentos de angústia, o indivíduo tenha um refúgio. Ademais, o projeto proporcionou à equipe, transformações ímpares no modo de assistir e validar o sofrimento do paciente. Contribuições e implicações para enfermagem: É possível inferir que o projeto colaborou para a aprendizagem de um acolhimento e escuta livre de julgamento e empática, visando o bem-estar do paciente. Consequentemente, esse conhecimento beneficia o cuidado de enfermagem, compreendendo o paciente em todos aspectos: biológicos, sociais e culturais.




ISSN 2179-1589

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