REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SAÚDE DO IDOSO PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Vanessa Cavalcanti Coêlho de Macêdo, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral

Resumo


Introdução. A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que fortalece a formação acadêmica e que propicia o desenvolvimento das competências e habilidades teórico-práticas dos estudantes, requeridas para a atuação profissional. Objetivos. Relatar a vivência nas atividades de monitoria da disciplina Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso e refletir sobre sua importância na formação acadêmica e utilização na prática profissional. Método. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência discente na monitoria referida, realizada no período de agosto e dezembro de 2019, em uma turma de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Resultados. A monitoria foi desenvolvida com base em metodologias ativas, como discussões em grupo, produções científicas, seminários, simulações teatrais e rodas de conversa. Houve participação no planejamento e construção do plano de disciplina junto às docentes responsáveis, participação em aulas teóricas e práticas, bem como em projeto de extensão vinculado ao componente curricular, oportunizando à monitora o desenvolvimento de habilidades docentes. Houve aprofundamento dos conteúdos teóricos, além de desenvolver a capacidade de planejamento através aulas práticas envolvendo discentes e idosos, propiciando a iniciação à docência tanto com os monitorados quanto com os sujeitos que foram assistidos durante a disciplina. Discussão e conclusão. As atividades desenvolvidas possibilitaram uma melhor formação, tanto para os alunos monitorados quanto para o monitor, pois sob orientação docente, desenvolveu-se durante as aulas teóricas novas atividades, com diversas metodologias. Com isso, entende-se que os ensinamentos adquiridos e construídos, integram-se ao conhecimento intelectual e social do aluno monitor, possibilitando novas perspectivas acadêmicas.  Contribuições e implicações para a enfermagem.  A monitoria direciona a formação para uma perspectiva ampliada a partir da qual   é possível estruturar a organização de ações que podem contribuir significativamente na formação de egressos com capacidade para contribuir com práticas assistenciais de maior qualidade.




ISSN 2179-1589

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