REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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APLICABILIDADE DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PELO DOCENTE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Angiliani Nogueira Guardia, Anelise de Melo Bernardes Costa, Silvana Maria Coelho Leite Fava, Zélia Marilda Rodrigues Resck, Eliza Maria Rezende Dázio

Resumo



Introdução
: a atuação na docência em curso profissionalizante de enfermagem demanda busca constante de conhecimento para a formação dos profissionais. Objetivos: refletir acerca da importância do conhecimento das teorias de enfermagem na formação do docente do curso profissionalizante. Método: trata-se de um relato de experiência do aprendizado do docente a respeito das Teorias de Enfermagem. A complementação da formação do docente se desenvolveu por meio de pesquisas, reflexões e discussões realizadas no decorrer da disciplina “Fundamentos filosóficos, epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa no processo de cuidar”, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Entre as teorias discutidas destacam-se: da Adaptação de Callista Roy, Ambientalista de Florence Nightingale, do Autocuidado de Dorothea Orem, Transcultural de Madeleine Leininger, das Relações Interpessoais de Hildegard Elizabeth Peplau. Resultados e discussão: foi possível identificar situações da prática do docente que poderiam ser aprimoradas mediante a aplicabilidade dessas teorias, contribuindo para atender as necessidades de cuidados de enfermagem apresentadas pelos pacientes e familiares. O conhecimento adquirido sobre essas teorias permite ao docente ter maior capacidade reflexiva e interpretativa das situações de ensino-aprendizagem e da assistência, bem como, planejar e implementar cuidados, o que refletirá na formação do técnico de enfermagem e na qualidade da assistência. Conclusão: verificou-se que os fundamentos científicos adquiridos pelo docente no decorrer da disciplina permitiram uma percepção ética, humanística e holística do paciente, do familiar e do aluno a ser formado. Contribuições e implicações para a Enfermagem: estimular a capacitação dos docentes de cursos profissionalizantes de enfermagem produz impacto positivo na formação do técnico de enfermagem e, consequentemente, incremento na qualidade da assistência de enfermagem.




ISSN 2179-1589

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