REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO DISCENTE

Thaís Fernanda Nascimento Vítor, Thales William Queiroz da Anunciação, Aimée Rosa Paranhos Dias, Danuza Jesus Mello de Carvalho

Resumo


Introdução: O mundo vivencia um movimento referenciado por expertises na área da epidemiologia como um dos maiores desafios da saúde pública. Com o distanciamento social, instituições de ensino superior tiveram que reorganizar suas rotinas para dar continuidade ao semestre letivo. É imperativo surgir impactos deste cenário sobre os discentes, tendo em vista a mudança repentina no modelo de condução do ensino. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de uma Instituição de Ensino Superior com ensino remoto na graduação em enfermagem. Metodologia Trata-se de um relato de experiência de discentes com o ensino remoto na graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Salvador-Bahia, entre março a julho de 2020. Resultados: No decorrer da nova forma de ensino, observou-se alguns pontos: adesão ao conhecimento relacionado ao uso de novas tecnologias, despertar para capacidade de inovação dos discentes através de diferentes oportunidades de aprendizagem, reinventar-se no processo de formação e construção do conhecimento, além de estimular protagonismo do estudante no movimento do ensino-aprendizagem. Nesse ínterim, outras questões foram identificadas no que tange as sensíveis dificuldades de acesso a tecnologia ainda presente na sociedade, limitando o acesso às aulas e conteúdo. Aspectos pessoais também foram identificados como adaptação da nova rotina acadêmica e as atividades laborais, além do compartilhamento do espaço doméstico para as atividades acadêmicas. Discussão: Os impactos gerados decorrentes das mudanças emergenciais conduzidas pelo momento são inevitáveis. Mesmo com benefícios identificados é imperativo salientar sobre vulnerabilidade do acesso ao ensino remoto dos discentes. Conclusão:  A partir dessa experiência vivenciada, ganhos e dilemas emergiram, sendo importante atentar-se para uma adequada formação em enfermagem tão valorizada no momento. Contribuições e implicações para a enfermagem: O estudo gera reflexões sobre os dilemas do ensino em enfermagem no contexto ensino remoto emergencial.



ISSN 2179-1589

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