REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM EM UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

Raquel Vicentini Oliveira, Eloiza Toledo Bauduina, Amélia Toledo da Silva Bauduina, Cristina Ribeiro Macedo

Resumo



 

Introdução: O aleitamento materno é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria durante os dois primeiros anos de vida da criança ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. A amamentação previne diversas doenças e promove um desenvolvimento mais eficaz da saúde da criança, além de potencializar o vínculo afetivo entre mãe e filho. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto acadêmicas de enfermagem em um projeto de extensão que tem por finalidade incentivar o aleitamento materno. Método: Relato de experiência das atividades desenvolvidas em uma maternidade escola, com público alvo representado por puérperas. Estão contempladas nas ações, orientações para as mulheres sobre a importância e os benefícios da exclusividade da lactação até os seis meses de idade do bebê, além das instruções sobre o cuidado com as mamas e o auxílio durante o aleitamento. Resultados: A atividade foi desenvolvida através da explanação por parte dos discentes de enfermagem sobre o papel fundamental da amamentação para a saúde da criança, além do auxílio no momento da lactação. O acompanhamento realizado com as mulheres mostrou que a presença dos acadêmicos está relacionada com o aumento do êxito no momento do aleitamento devido ao auxílio constante. Conclusão: A experiência adquirida dentro do contexto prático mostrou-se enriquecedora para os alunos que participaram do processo de conhecimento e evolução das puérperas no quesito da maternidade, assim como a gratificação de cooperar com saúde dos recém-nascidos. Implicações para a enfermagem: A atividade faz-se importante no sentido de fortalecer o vínculo dos acadêmicos com os pacientes, além de integrar a teoria vista na escola e as práticas do serviço de saúde que se torna fundamental para a formação de enfermeiros com uma visão holística e autonomia de decisões.




ISSN 2179-1589

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