REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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AULA VIRTUAL, E AGORA? RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTES DE ENFERMAGEM

Juliane Reis Santana, Fernanda Santos de Jesus, Juciane dos Anjos Santos, Vivian Oliveira de Souza, Jorgas Marques Rodrigues

Resumo


INTRODUÇÃO: O contexto da pandemia COVID-19 trouxe aos discentes novos desafios para continuação da jornada acadêmica. As ferramentas apresentadas pela tecnologia como: computadores, celulares e conexões digitais são indispensáveis para que o material de aula seja acessível, remotamente, e motivo de dificuldade para alguns alunos. OBJETIVO:  Relatar a experiência de discentes de enfermagem em aulas virtuais. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, realizado através da vivência de estudantes do 4° ao 8° semestre de enfermagem, de março a setembro de 2020, nas aulas virtuais de uma universidade particular do estado da Bahia. RESULTADOS: Devido ao Decreto Municipal e do MEC para suspensão das aulas presenciais, as aulas teóricas passaram a ser ministradas através da plataforma digital, denominada blackboard, onde gerenciam videoconferências, e o aluno tem acesso através da plataforma virtual da universidade. Essa inovação, possibilita interação através de mecanismos de áudio, vídeos e bate-papo, e posteriormente, as aulas são gravadas e disponibilizadas para um novo acesso e validação de frequência. Esse novo processo levou os estudantes a novas rotinas e descobertas para seu aprendizado: aprender a aprender. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Apesar das aulas virtuais terem inicio imediato com infraestrutura prévia da universidade, as aulas presenciais permanecem suspensas, o que preocupa estudantes de saúde quanto ao aprendizado prático, às aulas em laboratórios, estágios, gerando ansiedade, quanto ao tempo de permanência na graduação e expectativa desse retorno. Dificuldades como falta de concentração ou falha de conexão da internet,  ambientes domiciliares por vezes inadequados tem prejudicado a absorção do conteúdo de maneira significativa. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Entendendo ser essa opção demandada por força maior à pandemia COVID-19 e no Estado de exceção que enfrentamos, aguardarmos o mais breve possível o retorno às práticas para evitar possível déficit no aprendizado, implicando diretamente na sua experiência acadêmica e profissional.




ISSN 2179-1589

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