REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EAD: UMA “ADAPTAÇÃO” FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19

Renata Soares de Figueiredo, Deiziani Cristina Valadares Silva, Carla Júnia Santos

Resumo


 

Introdução: A quantidade de atividades de ensino a distância tem crescido de forma exponencial1. Mudanças são exigidas nas instituições de ensino devido ao isolamento e distanciamento social. A principal crítica ao formato online de educação, sobretudo nos cursos da área da saúde é o afastamento do contato humano que leva ao contínuo aperfeiçoamento das técnicas de assistência, comprometendo o aprendizado em uma etapa formativa fundamental no percurso acadêmico consequentemente, refletindo-se negativamente em sua atuação profissional.

Objetivo: Analisar a repercussão decorrente da mudança de metodologia de ensino para alunos de graduação em enfermagem, devido à pandemia de COVID-19.

Método: Pesquisa exploratória com aplicação de questionário online para alunos de graduação em Enfermagem de uma faculdade particular do município de Itabira-MG, baseando-se no método indutivo com análise quali-quantitativa.

Resultados: Resultados preliminares revelam a preferência dos alunos pelo ensino presencial (95,2% do total de participantes da pesquisa). 81% dos entrevistados classificam como ruim o ensino a distância, enquanto 85,7% consideram regular o seu aprendizado durante a pandemia e atribuem o baixo desempenho ao ensino online. Quanto a substituição de aulas práticas em laboratório por outras metodologias ativas de ensino tais como PBL, a maioria dos entrevistados (90,5%) não concorda com a substituição.

Discussão e conclusão: Demonstrou-se a insatisfação dos alunos perante a substituição de aulas presenciais por online, o que, infelizmente, influencia negativamente no aprendizado e formação profissional. As instituições de ensino superior devem repensar o modelo do aprendizado das disciplinas que foram ofertadas online, durante a pandemia.

Contribuições e implicações para a enfermagem: Através dos resultados da pesquisa, reafirmou-se o argumento de muitos pesquisadores e conselhos de classe acerca da necessidade das atividades de ensino na graduação em Enfermagem deem-se integralmente na modalidade presencial assegurando a qualidade do ensino-aprendizagem.




ISSN 2179-1589

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