REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO POR APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

Yasmin de Oliveira Barbosa, Eslayne Souza Araújo, Marcos de Oliveira Bispo, Matheus Santos Melo

Resumo


INTRODUÇÃO: A metodologia ativa estimula o discente a adquirir competências tanto técnicas, quanto humanísticas e éticas. Para isso, possui diversas estratégias pedagógicas que propõe uma aprendizagem significativamente crítica. Entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas que permite aos alunos o reconhecimento de problemas e propor soluções de forma científica, profissional e ética. Sendo assim, é fundamental para a enfermagem pela formação de qualidade. OBJETIVO: Relatar a experiência do discente de enfermagem numa universidade pública de Sergipe acerca da utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas durante a graduação. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Com a participação dos discentes do curso de bacharelado em enfermagem durante o terceiro e quarto período da graduação, utilizando situações-problema influenciadas pela metodologia de problematização e aprendizagem baseada em problema em uma universidade pública de Sergipe. RESULTADOS: A metodologia é utilizada durante todo processo de formação dos discentes, e está estruturada da seguinte forma: inicialmente, os discentes são estimulados a apresentar seu conhecimento prévio, vivências individuais para solução do caso problema apresentado pelo docente, realiza-se discussão entre os discentes sob orientação do docente, são estabelecidos os objetivos para busca de referências sobre a temática. Por fim, são compartilhadas todas as informações para solucionar os objetivos propostos. Durante todo processo, estimula-se o raciocínio crítico entre os discentes para solucionar problemas da prática clínica da enfermagem. CONCLUSÃO: Diante do relato, conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas facilita a aprendizagem dos discentes, sendo assim, importante como estratégia de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem, visto que, desenvolve habilidade necessária para a prática do exercício profissional. 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO