REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO EM ESCOLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Nícolas Ueves Lima Almeida, Akitila Maila dos Santos Azevedo, Letícia Catarina Dias Santos, Séphora Juliana dos Santos, Daniela Raguer Valadao De Souza

Resumo


Introdução: As parasitoses representam um grave problema de saúde pública, as crianças são mais atingidas e prejudicadas por tais infecções, com isso, o uso de materiais lúdicos e didáticos se faz imprescindível para o processo de aprendizagem, servindo como ferramenta de prevenção a disseminação dos enteroparasitos. Objetivo: Conscientizar crianças sobre enteroparasitoses por meio do uso de materiais educativos. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto de Extensão Educação em Saúde e a Arte do Teatro; Ludicidade na Educação Básica – ESAT. Realizado em escolas da rede pública, mediante apresentação do projeto e aprovação. As ações transcorreram em três momentos, avaliação inicial (conhecimento prévio), realização de atividades lúdicas de cunho educativo e avaliação final (conhecimento adquirido). Resultados: Realizado peça teatral que tratava sobre a importância da higienização das mãos e alimentos; Brincadeiras e jogos adaptados para abordar a temática principal (jogo da memória, pinturas, etc.); Resolução de questões em equipes. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem e concentração, bem como a comunicação e socialização dos conteúdos, sendo perceptível o aprendizado diante da maior assertividade na avaliação final. Discussão e Conclusão: Conclusões: O desenvolvimento de ações lúdicas educativas demonstrou-se como estratégia de conscientização e aprendizado eficaz, assumindo um papel formador do autocuidado dos participantes e possibilitando uma prevenção adequada. Contribuições e Implicações Para a Enfermagem: A educação em saúde compõe ferramenta essencial no exercício profissional da enfermagem, sendo assim, o uso do lúdico facilita o processo de ensino-aprendizagem e propagação de conhecimento, o que possibilita a prevenção de doenças e reflete na melhoria da qualidade de vida da população.




ISSN 2179-1589

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