REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Isabella Cristine Pinto Costa

Resumo


Introdução: a pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade das aulas unicamente mediadas por tecnologias. Objetivo: relatar a experiência de uma coordenação de curso de enfermagem em relação aos desafios vivenciados por discentes frente ao ensino mediado por tecnologias.  Método: trata-se de um relato de experiência realizado pela Coordenação de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Inicialmente, o Regime Especial de Ensino (REE) foi oferecido no período de 31/03 a 08/04/2020. Resultados e discussão: por meio do acompanhamento didático, foi possível verificar que as principais dificuldades vivenciadas pelos discentes frente ao REE, foram: instabilidade ou lentidão da internet; acesso às plataformas de ensino; excesso de atividades propostas em relação à carga horária e contato com o professor. Conclusão: Apesar das dificuldades vivenciadas, os discentes consideraram a experiência válida em situação de pandemia. Contribuições e implicações para a Enfermagem: destaca-se a necessidade de manutenção dos princípios da educação em enfermagem de modo a não fragilizar o processo ensino aprendizagem e garantir uma formação que visa a transformação, o empoderamento e não apenas a transmissão do conhecimento.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO