REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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DEPRESSÃO E SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni, Karina de Paula Silva, Kelly de Paula Silva, Lorena Beatriz Ferreira Sousa, Suelen Portela SILVA, Jeane Rosa Viana GUAJAJARA

Resumo


Introdução: O suicídio na adolescência, pelo seu elevado e crescente índice, merece destaque. O Mapa da Violência entre jovens no país revelou um aumento de 60% dos casos na população entre 15 e 19 anos no período compreendido entre 1980 e 2012 (WAISELFISZ; 2014). Estudos mostram que o mais relevante fator explicativo das tentativas de suicídio é a depressão, que se não for diagnosticada e tratada adequadamente, tem desdobramentos mais graves, se não fatais (MINAYO; CAVALCANTE, 2015). A depressão, entre os adolescentes, apresenta fatores de risco específicos, tais como: elevados níveis de conflitos no relacionamento entre os pais e, a rejeição dos progenitores (XERINDA, BUCHER-MALUSCHKE, 2015; COSTA, MATOS, COSTA, 2018). Segundo Antunes et al. (2016), o estigma acerca da psiquiatria e loucura, o desconhecimento e a não aceitação da existência de depressão em crianças, são exemplos de fatores que retardam a procura ao tratamento. As pessoas que convivem com os adolescentes precisam reconhecer precocemente os sinais de depressão. Acredita-se que o desenvolvimento de ações educativas sobre o tema, possa se constituir como estratégia desmistificar o assunto e prevenir o suicídio. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo relatar experiência de uma ação educativa no setembro amarelo sobre a prevenção da depressão e suicídio na adolescência. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da ação educativa no setembro amarelo, desenvolvida por cinco acadêmicos do de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). A intervenção foi realizada no dia 25 de setembro de 2019 na área de convivência desta Universidade. Após a definição do tema e a delimitação da população de estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico. Para isso, foi realizada uma pesquisa em base de dados e utilizou-se como ferramenta o Google acadêmico e Scielo sobre depressão e suicídio na adolescência. Resultados: O levantamento bibliográfico realizado neste estudo possibilitou uma compreensão com maior profundidade sobre depressão e suicídio na adolescência pelos discentes, contribuindo de sobremaneira para a qualidade da ação educativa desenvolvida. Os resultados obtidos da ação educativa foram positivos. Houve participação dos universitários, trocas de experiências e saberes e esclarecimento de dúvidas sobre o tema. Muitos estudantes participantes da ação sugeriram que houvesse mais atividades como esta na Universidade e reconheceram a sua importância. Espera-se que a ação educativa tenha contribuído para dar mais visibilidade à depressão e suicídio na adolescência e sensibilizar a comunidade acadêmica da Universo. A divulgação dessa experiência por meio da publicação do trabalho acadêmico em periódico poderá contribuir para reflexão sobre o desenvolvimento de ações nesse sentido. Considerações Finais: Acredita-se que o desenvolvimento de estudos e proporcionar espaços dialógicos sobre o tema depressão na adolescência, podem constituir estratégias para a prevenção do suicídio nessa faixa etária. É preciso sensibilizar a sociedade para a importância de um olhar mais acolhedor aos adolescentes, de modo que o sofrimento deles possa ser escutado, possibilitando intervenções e consequentemente a prevenção do suicídio. 



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ISSN 2179-1589

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