REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

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PROJETO DE EXTENSÃO: AMBIENTE, ESPAÇO DE SAÚDE E CIDADANIA.

Walter Batista Cicarini, Lucinete Duarte dos Santos, Arthur Guimarães Gonçalves dos Santos, Drielly Souza Lima, Érika Patrícia Matias de Souza, Felipe Gonçalves de REzende, Isadora Quaresma Costa Alves, Laís Emanuelle Lopes Camargos, Roberta Cristina Ferreira, Thaís Vitória Dantas

Resumo


A educação em saúde e a higiene pessoal quando discutidas, principalmente no âmbito escolar através dos diversos níveis da educação básica, constituem um meio dinâmico e transformador da vida social.  Esta abordagem da educação em saúde deve ter como foco atuar no desenvolvimento do senso crítico de cada cidadão, de modo que este possa reestruturar o seu conceito sobre higiene e saúde. Este estudo teve como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos da educação básica de uma escola pública acerca dos processos de higiene corporal, enfatizando a prática da higienização das mãos. Trata-se de um estudo exploratório com caráter quali-quantitativo realizado em uma escola pública municipal localizada na cidade de Confins-MG. Através das pesquisas realizadas, juntamente com os resultados obtidos, foi realizada a intervenção na escola, onde através de dinâmicas e rodas de conversas foi demonstrado aos alunos a técnica correta de higienização das mãos de forma contextualizada e sistemática. Foi observado que a escola em questão desprovia-se de dispensadores de sabão, papel toalha e álcool em gel, dificultando a realização da prática de higiene das mãos por parte dos alunos. Como ponto crítico foi percebido que a maior parte dos alunos não realizaram a higiene das mãos antes de alimentarem no horário do intervalo das aulas. A experiência deste trabalho possibilitou exercermos a prática intervencionista de cuidados em saúde, sendo essa uma das atividades básicas do profissional enfermeiro em exercício de suas funções,  uma vez que demonstramos na prática a importância da higiene das mãos.


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ISSN 2179-1589

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