REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 5 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AMBIENTE, ESPAÇO DE SAÚDE E CIDADANIA

Walter Batista Cicarini

Resumo


A educação em saúde e a higiene pessoal quando discutidas, principalmente no âmbito escolar através dos diversos níveis da educação básica, constituem um meio dinâmico e transformador da vida social.  Esta abordagem da educação em saúde deve ter como foco atuar no desenvolvimento do senso crítico de cada cidadão, de modo que este possa reestruturar o seu conceito sobre higiene e saúde. Este estudo teve como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos da educação básica de uma escola pública acerca dos processos de higiene corporal, enfatizando a prática da higienização das mãos. Trata-se de um estudo exploratório com caráter quali-quantitativo realizado em uma escola pública municipal localizada na cidade de Confins-MG. Através das pesquisas realizadas, juntamente com os resultados obtidos, foi realizada a intervenção na escola, onde através de dinâmicas e rodas de conversas foi demonstrado aos alunos a técnica correta de higienização das mãos de forma contextualizada e sistemática. Foi observado que a escola em questão desprovia-se de dispensadores de sabão, papel toalha e álcool em gel, dificultando a realização da prática de higiene das mãos por parte dos alunos. Como ponto crítico foi percebido que a maior parte dos alunos não realizaram a higiene das mãos antes de alimentarem no horário do intervalo das aulas. A experiência deste trabalho possibilitou exercermos a prática intervencionista de cuidados em saúde, sendo essa uma das atividades básicas do profissional enfermeiro em exercício de suas funções,  uma vez que demonstramos na prática a importância da higiene das mãos.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO