REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERSPECTIVA SOCIAL E INCLUSÃO

Lucinete Duarte dos Santos Duarte Santos, NASCIMENTO, Ananda Ananda Nascimento, LELLO, Ana Paula Paula Lello, LARISSA, Bianca Bianca Larrisa, VELAME, Michele Michele Velame, MURTA, Sávio Sávio Murta, ANDRADE, Tânia Tânia Arcanjo, MELLO, Willian Willian Mello

Resumo


INTRODUÇÃO:  A Inclusão é um dos processos que visa apoiar a educação para todos e para cada criança no mundo . Esta idéia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender, adquirir conhecimento e desenvolver-se enquanto pessoa. A inclusão pressupõe que todas alunos tenham uma resposta educativa num ambiente regular que lhes proporcione o desenvolvimento das suas capacidades. Assim o princípio da escola inclusiva torna-se mais abrangente dando espaço, igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens de todas as condições físicas, sociais, sejam eles de diferentes raças, credos, etnias, culturas, ricos ou pobres, com ou sem deficiência e outras, onde a qualidade e o sucesso de ensino seja igual para todos.OBJETIVO: Promover a mudança de atitude e ideias erradas sobre as crianças com algum tipo de deficiência, enfatizar a inclusão escolar de forma aberta a comunidade acadêmica, fortalecer a integração escolar na comunidade. METODOLOGIA: Consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, caracterizando-se de forma qualitativa, os artigos foram publicados entre 2000 e 2010 e indexados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde-Enfermagem (BVS-ENF) A busca foi efetuada a partir de descritores representativos à temática de investigação: professores, educação inclusiva, interação, educação especial, escola, aprendizagem, deficiência mental, mediação da aprendizagem, desenvolvimento infantil. RESULTADO: Para estabelecer uma ação de inclusão social, é necessário observar e identificar o público alvo, aqueles indivíduos que não gozam dos seus direitos básicos, dentre eles a educação como foco principal. Para a construção de uma sociedade inclusiva é importante que se tenha preocupação e cuidado com a linguagem que se utiliza, pois através da mesma é possível expressar, voluntariamente ou involuntariamente, aceitação, respeito ou preconceito e discriminação em relação ás pessoas ou grupos de pessoas, conforme suas características. O apoio é fundamental, a escola deve pesquisar como melhorar o aprendizado desta criança, é direito do aluno, receber apoio de caráter especializado e recursos diferenciados como: ensino de linguagens e códigos de comunicação e sinalização (deficiência visual e auditiva); atividades voltadas para o desenvolvimento.Todo indivíduo têm direito a uma educação de qualidade, a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer cidadão, e que incluir o aluno com necessidades especiais, é uma forma de respeitá-lo e garantir a possibilidade de seu crescimento. Inserir o aluno em sala regular e não suprir sua necessidade, não é inclusão. CONCLUSÃO: A inclusão, não deve ser vista simplesmente como um fato, mas sim como um processo, que tem suas etapas e que necessita ser cuidadosamente analisado, avaliado em todo o seu percurso, com comprometimento e senso crítico. Nesse sentido, a inclusão desse aluno em classes comuns gera novos desafios, que tendem a somar-se com as dificuldades já existentes do sistema atual, e consequentemente, reafirma a ideia de que a inclusão exige mudanças a fim de melhorar a qualidade da educação, seja para educandos com ou sem necessidades educacionais especiais.

 

PALAVRAS CHAVES: perspectiva social, inclusão, educação, necessidades especiais.

 

 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO