PERSPECTIVA SOCIAL E INCLUSÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: A Inclusão é um dos processos que visa apoiar a educação para todos e para cada criança no mundo . Esta idéia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender, adquirir conhecimento e desenvolver-se enquanto pessoa. A inclusão pressupõe que todas alunos tenham uma resposta educativa num ambiente regular que lhes proporcione o desenvolvimento das suas capacidades. Assim o princípio da escola inclusiva torna-se mais abrangente dando espaço, igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens de todas as condições físicas, sociais, sejam eles de diferentes raças, credos, etnias, culturas, ricos ou pobres, com ou sem deficiência e outras, onde a qualidade e o sucesso de ensino seja igual para todos.OBJETIVO: Promover a mudança de atitude e ideias erradas sobre as crianças com algum tipo de deficiência, enfatizar a inclusão escolar de forma aberta a comunidade acadêmica, fortalecer a integração escolar na comunidade. METODOLOGIA: Consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, caracterizando-se de forma qualitativa, os artigos foram publicados entre 2000 e 2010 e indexados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde-Enfermagem (BVS-ENF) A busca foi efetuada a partir de descritores representativos à temática de investigação: professores, educação inclusiva, interação, educação especial, escola, aprendizagem, deficiência mental, mediação da aprendizagem, desenvolvimento infantil. RESULTADO: Para estabelecer uma ação de inclusão social, é necessário observar e identificar o público alvo, aqueles indivíduos que não gozam dos seus direitos básicos, dentre eles a educação como foco principal. Para a construção de uma sociedade inclusiva é importante que se tenha preocupação e cuidado com a linguagem que se utiliza, pois através da mesma é possível expressar, voluntariamente ou involuntariamente, aceitação, respeito ou preconceito e discriminação em relação ás pessoas ou grupos de pessoas, conforme suas características. O apoio é fundamental, a escola deve pesquisar como melhorar o aprendizado desta criança, é direito do aluno, receber apoio de caráter especializado e recursos diferenciados como: ensino de linguagens e códigos de comunicação e sinalização (deficiência visual e auditiva); atividades voltadas para o desenvolvimento.Todo indivíduo têm direito a uma educação de qualidade, a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer cidadão, e que incluir o aluno com necessidades especiais, é uma forma de respeitá-lo e garantir a possibilidade de seu crescimento. Inserir o aluno em sala regular e não suprir sua necessidade, não é inclusão. CONCLUSÃO: A inclusão, não deve ser vista simplesmente como um fato, mas sim como um processo, que tem suas etapas e que necessita ser cuidadosamente analisado, avaliado em todo o seu percurso, com comprometimento e senso crítico. Nesse sentido, a inclusão desse aluno em classes comuns gera novos desafios, que tendem a somar-se com as dificuldades já existentes do sistema atual, e consequentemente, reafirma a ideia de que a inclusão exige mudanças a fim de melhorar a qualidade da educação, seja para educandos com ou sem necessidades educacionais especiais.
PALAVRAS CHAVES: perspectiva social, inclusão, educação, necessidades especiais.