REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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COMO A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Z INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

André Luiz Francisco Ferreira, Rayana Viana Monteiro Netto, Ariana Silva Carvalho, Thiago Henrique Barbosa Pires

Resumo


Introdução: Atualmente o comportamento dos consumidores da Geração Z, nascidos a partir dos meados da década de 90, interfere diretamente o mercado consumidor, pois são vistos com grande potencial de influência na aquisição de bens e/ou serviços. As organizações precisam adequar seu modo de gestão e mudar sua estratégia a fim de chamar a atenção e aumentar suas chances de sucesso nos próximos anos. O comportamento e aos hábitos de consumo dessa geração está inteiramente ligada ao universo digital. São pessoas altamente conectadas, criativas, inovadoras, amantes da tecnologia. As empresas devem conhecer as necessidades e anseios desses indivíduos, para promoverem uma atração e retenção eficiente. As marcas devem ser menos intimidadoras e se adaptarem a alguns conceitos, como a relação com o consumidor, serem autênticas e honestas, com engajamento social, para que possam atrai-los e fideliza-los pelos meios digitais. Objetivos: Identificar e analisar os hábitos de consumo do jovem moderno e como as organizações devem se adaptar às novas tecnologias e mídias para se comunicarem com esses consumidores.  Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico através de artigos e livros pertinentes ao assunto. Utilizou-se artigos na base de dados da Scientific Eletronic Library (Scielo) e Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL). Buscou-se assim, estabelecer características básicas, motivações e consequências do objeto de estudo. Resultados/Discussão: Os resultados desta pesquisa demonstram que a intenção desses consumidores é se relacionar com marcas e empresas de forma integrada, não importando o canal. Isso significa ser atendido e poder comprar de uma mesma marca através do Instagram, Facebook ou e-commerce, com uma experiência fluída independente do canal. Conclusão: A geração Z brasileira, como vimos, é composta por milhares de indivíduos, nas suas peculiaridades socioculturais e econômicas, que possuem grande desenvoltura por terem nascido na era da tecnologia, por esse motivo é de grande importância que as organizações busquem adaptar a sua forma de gestão e suas estratégias, para que consigam reter esses potencias consumidores. A geração Z emerge como um segmento consumista, despertando o interesse de muitas organizações na atualidade por serem ágeis e criativos. Apresenta-se como uma geração conectada às tendências, a tudo que é novo e tecnologicamente atraente. É um segmento apaixonado pela tecnologia, pela mídia e suas ferramentas de transmitir informações.



ISSN 2179-1589

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