REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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DOWNSIZING NAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM PERÍODOS DE CRISE ECONÔMICA

André Luiz Francisco Ferreira, Edgar de Oliveira Matozo

Resumo


Introdução: O downsizing é um termo que começou a ter relevância no mundo corporativo a partir das últimas décadas do século XX. Neste período, crises econômicas, avanços tecnológicos e a recente globalização da economia, levaram as organizações a repensarem a dinâmica de suas atividades, gerando estratégias como redução de corpo de funcionários e otimização de processos. Estas ações destinavam-se a tornar essas empresas mais competitivas e econômicas em tempos de instabilidade nos mercados. Diante deste cenário, toma-se como base do estudo o período da década de 2010 no Brasil, sobretudo a partir do ano de 2014, quando se instaura uma crise político-econômica de grandes proporções. Este momento crítico para o país leva à recessão econômica e queda nas atividades empresariais, o que provoca estratégias de downsizing por parte de várias organizações, sejam elas do setor privado ou público, a fim de sobreviverem em meio à estagnação decorrente da crise econômica que se acentuou a partir do ano de 2014. Objetivos: Identificar e analisar as estratégias de downsizing adotadas por empresas privadas, bem como as empresas públicas atuantes em território brasileiro, no período de 2014 a 2016.  Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de levantamento bibliográfico através de artigos e livros pertinentes ao assunto. Buscou-se assim, estabelecer características básicas, motivações e consequências do objeto de estudo. Resultados/Discussão: O capital humano não deve ser deixado de fora, por ser o grande recurso existente em uma empresa. É necessário conhecer a fundo a equipe de trabalho, para poder avaliá-la no caso de uma decisão de enxugamento do corpo de funcionários. Para tal, pesquisas de clima organizacional são uma boa estratégia para dimensionar o nível de qualidade de colaboradores. O conhecimento da equipe é essencial para melhor aproveitar os talentos disponíveis de acordo com o plano de redução traçado. Conclusão: A adoção do downsizing na empresa não é uma tarefa fácil para um gestor. É tênue a linha que separa a dinamização e o desgaste de uma organização que passa por este processo. Portanto, para o adequado desempenho dos planos de redução, a alta direção deve delinear no planejamento prévio tudo o que pretende mudar em sua estrutura e como as atividades se darão após a implantação do programa. A pesquisa mostrou ainda que, tanto o apoio aos funcionários remanescentes deste processo, quanto aqueles que foram desligados, merecem uma atenção mais cuidadosa por parte dos gestores.




ISSN 2179-1589

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