REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Metodologias Ativas no Processo Ensino-Aprendizagem

Moana Maciel Matias Luz, Diego Cézar M. Mendonça, Constantino Veríssimo dos Santos Filho

Resumo


Neste trabalho fez-se uma investigação das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. A análise da aprendizagem pode ser realizada por meio de três fatores: os resultados da aprendizagem (se trata do conteúdo – é o que se aprende ou o que mudou no conhecimento); os processos da aprendizagem (a forma como as mudanças são feitas); e as condições de aprendizagem (como colocar em prática esses processos de aprendizagem). O processo de aprendizagem possui dois importantes fatores, que são a forma como o conhecimento que será aprendido é colocado à disposição do aluno (por recepção ou descoberta) e o modo como essa informação é absorvida. Esses fatores fazem com que a aprendizagem seja considerada um processo completo de crescimento e desenvolvimento de uma pessoa, englobando o conhecimento adquirido, o desenvolvimento afetivo-emocional, as habilidades, atitudes e valores. Deve-se buscar formar um profissional competente, mas que também promova uma melhoria da sociedade. Neste estudo abordaremos algumas teorias de ensino-aprendizagem[3], dentre elas a Aprendizagem Significativa, Aprendizagem por Transmissão (APT), Aprendizagem por Descoberta (APD), o Ensino por Mudança Conceitual (EMC), o Ensino Por Pesquisa (EPP) o Ensino por Compreensão (ECP) e o PBL/ABP (Problem Based Learning – aprendizagem baseada em problemas). Ao introduzir as metodologias ativas de ensino-aprendizagem na prática docente ampliamos o campo de atuação e damos mais autonomia didática ao professor, fazendo com que ele se torne mais reflexivo, compreensivo, analítico e competente para atuar no planejamento educacional sendo um agente de aprendizagem, propondo intervenções e soluções em questões do cotidiano social e do ambiente de aprendizagem.



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO