REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Geometria Dinâmica

Vítor de Araújo Faria, Diego Cézar M. Mendonça, Constantino Veríssimo dos Santos Filho

Resumo


A Geometria é a área da Matemática que se dedica a questões relacionadas à forma, tamanho, posição relativa entre figuras ou propriedades do espaço, dividindo-se em várias subáreas, dependendo dos métodos utilizados para estudar os seus problemas. Os avanços da tecnologia abriram uma porta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Geometria de uma maneira que não seria possível utilizando apenas régua e compasso. Surgiram então, softwares capazes de criar, moldar, modificar e construir figuras geométricas baseadas nos princípios da Geometria, os chamados “Softwares de Geometria Dinâmica’’.  Para alguns educadores, como Fischbein o aprendizado da geometria é dividido em dois fatores, o conceitual, onde é expresso e determinado as regras da geometria, e o fator figural que é onde entram as formas geométricas vistas em livros e métodos pedagógicos. O fator conceitual, está explícito em livros básicos de Geometria, como termos não definidos (reta, ponto, plano) que são conceitos intuitivos onde alunos conseguem saber o que é sem uma definição expressa. Temos também, junto ao fator conceitual, as definições das figuras geométricas, por exemplo, quadrilátero (figura de quatro lados) e definições como semirretas, ângulos e circunferência, etc. Já o fator figural, corresponde a imagem mental que associamos ao conceito, e que no caso da Geometria, tem a característica de poder ser “manipulada” através de movimentos como translação, rotação, e outros, mas mantendo invariantes certas relações. Os softwares de Geometria Dinâmica, trazem para sala de aula inúmeras possibilidades e agregando aos métodos de ensino-aprendizagem uma segurança de que, usado corretamente, os seus usuários terão uma base concreta de visualização e entendimento de conceitos em harmonia com o fator figural das construções geométricas, podendo assim, prosseguir com êxito em suas jornadas acadêmicas na área de exatas.



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO