REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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As ações do profissional de Educação Física escolar para o combate a obesidade infanto juvenil no Ensino Fundamental: um estudo de caso.

Nayara Alexandra da Silva Santos, Érica Dias de Souza Borher

Resumo


Há uma necessidade de vivências e experiências em diversos ambientes e atividades, como quesitos fundamentais para a promoção de bons hábitos em relação a saúde e a qualidade de vida. Perante este quadro, o papel do professor de educação física é auxiliar a criança no entendimento sobre a importância de adequar hábitos saudáveis com o auxílio da atividade física. OBJETIVOS: A pesquisa objetivou analisar as ações do educador físico para o combate da obesidade infanto juvenil; identificar se o educador realiza trabalho interdisciplinar; e, verificar em quais momentos do planejamento do educador está inserido os conhecimentos sobre o corpo. MÉTODO: A pesquisa foi exploratória, na forma de estudo de caso. Foi realizada com uma professora de Educação Física, que trabalha há 13 anos com a Educação Física Escolar em uma escola municipal da região central da cidade de Ibirité - MG. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita na íntegra para facilitar o processo de análise dos dados. Os dados coletados foram analisados através de uma narrativa descritiva. RESULTADOS: Apesar da falta de apoio da escola a professora cumpre o seu papel de instruir, de uma maneira simples, os alunos sobre o tema, mesmo ao ficar uma defasagem pela falta do trabalho interdisciplinar.  A professora considera que a obesidade é um desafio a ser tratado na escola, mas que poderia ser melhor ambientado em trabalhos interdisciplinares. A relação professor X aluno e o conhecimento corporal indicam vertentes favoráveis a uma conscientização em que o aluno exerça uma consolidação do seu aprendizado de forma significativa ao seu próprio corpo. Mediante isto, as ações pedagógicas notadas nas repostas afirmam que a profissional demonstra interesse em tratar o assunto para que os alunos conheçam o seu corpo e, a partir dessas reflexões, cuidem de seu bem estar corporal. CONCLUSÃO: As ações da educadora para o combate a obesidade infantil juvenil, ocorrem através de aulas teóricas e em alguns momentos práticas. Neste formato é explicada a importância da prática esportiva e dos benefícios destas práticas para a saúde, bem como são explicitados os riscos a saúde pela falta da junção dos amparos anteriormente citados. Apesar de a professora apresentar uma proposta voltada aos conhecimentos sobre o corpo de uma forma geral e, especificamente a obesidade, em alguns momentos ficou claro que, falta a mesma, mais propriedade sobre as abordagens comuns e imprescindíveis a uma boa aula.


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ISSN 2179-1589

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