OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO AO FUTEBOL.
Resumo
A aprendizagem está ligada ao desenvolvimento da experiência de jogo, exigindo alternativas pedagógicas de acordo com a individualidade, a capacidade e a necessidade de cada indivíduo.
Partindo desse pressuposto, propõem-se com o presente estudo apontar os métodos de ensino-aprendizagem utilizados na iniciação ao futebol.
Foi realizada uma revisão integrativa apontando pontos positivos e negativos dos seguintes métodos citados no referencial teórico: analítico, global e situacional. Não só com o objetivo de apontar os métodos de ensino-aprendizagem, mas conjuntamente apontar o que cada um é capaz de proporcionar ao aluno-atleta no processo de ensino-aprendizagem do futebol.
Os artigos científicos utilizados neste estudo foram encontrados em pesquisa online na biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros - Scielo, qualificados entre A1 e B3 segundo QUALIS.
Por fim, dentre as referências revisadas, apontou-se que o método situacional se apresentou imprescindível para iniciação ao futebol, devido às grandes vantagens que o mesmo possui para a prática dos esportes coletivos.
Texto Completo: PDF