DINÂMICAS DE GRUPO: UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Resumo
O presente resumo tem a finalidade de evidenciar a importância das práticas de dinâmicas de grupo como instrumento para construção de conhecimento teórico-prático dentro da sala de aula. A metodologia da dinâmica de grupo vem sendo utilizada há vários anos na disciplina de Administração de serviços de Enfermagem I, do curso de Enfermagem da Universo- BH .Para a realização da dinâmica de grupo, utilizou-se as seguintes etapas:1) escolha aleatória de diferentes temas relacionados com a disciplina, a escolha era livre, por parte dos alunos, com o intuito de que cada grupo escolhesse o tema que se identificasse melhor com cada grupo. 2)Cada grupo apresenta o tema para a turma, onde obrigatoriamente toda a turma participa da dinâmica proposta pelo grupo. Para trabalhar o tema “Liderança em Enfermagem”, os alunos utilizaram a música “Os escravos de Jô”, foi feita uma roda com todos os integrantes da turma, foram distribuídas canetas coloridas, uma por pessoa ; é feita uma primeira rodada de treinamento, logo se inicia a brincadeira cantando a musica de acordo com o CD, primeiro a uma velocidade normal, depois mais acelerado; no começo acontece uma série de erros consecutivos por exemplo: cai a caneta ,alguns dos participantes ficam sem caneta, outros ficam com duas canetas até que surge um facilitador, um líder ,que organiza a brincadeira e ela se desenvolve harmoniosamente, onde todos participam ativamente. Ao final da dinâmica se faz uma avaliação oral do trabalho realizado, onde os alunos demonstraram estarem muito satisfeitos com este tipo de metodologia já que permite a interação de todo o grupo e o estabelecimento de relações com os conteúdos discutidos em sala de aula. As dinâmicas podem-se configurar como uma pratica pedagógica inovadora para o ensino centrado no desenvolvimento de competências e habilidades, permitindo ao discente sua participação efetiva, tanto no plano teórico, mas também desenvolvendo sua capacidade de atuar em situações conhecidas , como nas não previstas, desde que trabalhadas em sintonia com o conteúdo teórico da disciplina, tendo como foco os objetivos a serem alcançados na disciplina.