REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A VARIAÇÃO DA TERMINOLOGIA ANATÔMICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO

Flávia Dutra da Silveira Magalhães Cotta, Isa Helena Gomes Flor

Resumo


 

A Educação Física, é uma das áreas da grande área das Ciências da Saúde, sendo recorrente o emprego de termos da Anatomia para se referir aos músculos, ossos, articulações, ligamentos, tendões, entre outras estruturas do corpo humano. Os termos utilizados nessa área, todavia, nem sempre estão de acordo com a Terminologia Anatômica Internacional atual. A Terminologia Anatomica: International Anatomical Terminology publicada em latim em 1998 pela então Federative Committee on Anatomical Terminology (FCAT) foi traduzida para o português pela Comissão de Terminologia Anatômica (CTA) da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), com o título Terminologia Anatômica: Terminologia Anatômica Internacional (TAI). Essa tradução foi adotada pela antiga International Federation of Anatomical Associations (IFAA) e publicada no Brasil em 2001. Ela substitui e invalida todas as listas anteriores. Essa terminologia tem, pois, caráter oficial e, consequentemente, estabelece as normas de escrita anatômica. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar os diferentes usos da terminologia anatômica em artigos científicos de Educação Física comparados com a TAI. Para tanto, foram analisados oito artigos em português de duas revistas brasileiras de grande reconhecimento na área de Educação Física: Revista Brasileira de Medicina do Esporte; e Motriz: Revista de Educação Física (UNESP)

 

e, foram listados os termos anatômicos invariantes e os variantes. Os artigos foram selecionados a partir da busca da palavra “músculo”; no entanto, são descritas as ocorrências de termos anatômicos de diferentes estruturas do corpo humano. Esse modo de busca foi escolhido porque o desenvolvimento da força muscular é um dos principais focos de trabalho dos profissionais e pesquisadores da área de Educação Física, e por isso mesmo os termos que designam músculos são mais recorrentes em seus artigos científicos do que as demais estruturas do corpo humano. Este estudo exploratório serviu como uma primeira aproximação à terminologia anatômica usada em artigos científicos na área de Educação Física. Assim, feita a busca e o levantamento dos termos, elaborou-se um glossário como auxiliar para consulta frente às variações da terminologia anatômica.

 

 

 




ISSN 2179-1589

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