REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADES DE AULAS TEMÁTICAS

AÍDA LINHARES BARBOZA

Resumo


ATIVIDADE DE  AULAS TEMÁTICAS

 Profª. Aída Linhares Barboza[1]

 

Essa atividade foi criada, com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos que cursam na licenciatura a disciplina de Educação Física Escolar, vivenciar junto aos alunos de escolas públicas aulas  temáticas de Educação Física. A proposta é ressignificar o papel da Educação Física no contexto escolar e suas contribuições na formação integral desses alunos, possibilitando avaliar e dar novo sentido aos seus valores e crenças.

Pensou-se em atividades que não estão presentes no dia-a-dia das aulas de Educação Física  na escola, sendo assim, a Universo/BH propôs uma parceria com a  Escola Estadual Tito Fulgêncio, situada próximo a Universidade, onde nossos alunos iriam desenvolver atividades diferenciadas às práticas já postas na escola. Estabelecida à parceria, montamos uma sequência de atividades que pudessem contribuir para “o repensar” desses alunos sobre o papel da Educação Física na escola.

As atividades foram estruturadas para atender a faixa etária do segmento do Ensino Médio, possibilitando aos adolescentes aprender e associar suas práticas corporais fora do espaço escolar com as vivencias no momento das aulas de educação física. Foram oferecidas aos alunos as atividades de Lutas (Muay Thai), a dança (Funk), o esporte diferenciado (Frisbee) e atividades de ginástica funcional.

No decorrer das atividades e ao final delas, nossos acadêmicos foram avaliando junto aos alunos como foi a vivencia e a contribuição que conseguimos formalizar para a vida desses adolescentes. Foram respostas interessantes e significativas que nos levaram a fazer dessa experiência uma atividade continua de parceria entre a Universidade (UNIVERSO/BH) e a comunidade (Escolas Públicas do segmento Ensino Médio).

Outra experiência interessante foi aplicada nas escolas de Contagem que participam da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), onde se desenvolveu o jogo de xadrez humano como proposta pedagógica para ajudar seus alunos no processo cognitivo da aprendizagem.

O aluno da Universo Kleverson Feliciano, a partir de uma vivência na disciplina de jogos sobre o tema Jogos Cooperativos e em específico o xadrez humano, implantou a proposta dessa vivencia na escola FUNEC Contagem no bairro Eldorado.

Muito bem aceita pela direção da escola, imediatamente  Coordenação Pedagógica e o professor de Educação Física se mobilizaram para adquirir o material necessário para pintar no pátio da escola o tabuleiro para o jogo. Os alunos do Ensino Médio logo abraçaram a ideia de pintar o pátio o que proporcionou o primeiro momento de interação entre as turmas e a escola.

O jogo de xadrez humano não só se tornou uma atividade das aulas de Educação Física, como foi organizado um torneio da modalidade entre as turmas do Ensino Médio e posteriormente a proposta avançou para além dos muros da escola, sendo organizado um torneio entre as escolas que compõem o núcleo da FUNEC.

Ao propormos essas atividades diferenciadas a acadêmicos e adolescentes, buscamos desenvolver o gosto pelas aulas de Educação Física, oportunizando a vivencia de práticas corporais diferenciadas, além de promover a cooperação e a inclusão de todos nesse projeto de extensão.


[1] Professora da disciplina de Educação Física Escolar e Estágio – UNIVERSO/BH


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO