REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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VISITA AO MUSEU DOS BRINQUEDOS

AÍDA LINHARES BARBOZA

Resumo


VISITA AO MUSEU DOS BRINQUEDOS

 

Profª. Aída Linhares Barboza[1]

 

Essa atividade de extensão de visita ao Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte tem como objetivo ampliar o vocabulário dos jogos, brinquedos e brincadeiras dos nossos acadêmicos, proporcionando-os a oportunidade de serem um multiplicador junto às crianças e adolescentes ou jovens adultos da riqueza cultural e folclórica que o espaço possui, mas ainda muito no anonimato e pouco divulgado.

As crianças, adolescentes ou adultos não têm a oportunidade de brincar interagir e socializar com o outro, vivem em um mundo isolado dentro de casa ou casta e sua socialização e interação se dá com uma máquina virtual, perdendo a oportunidade de aproximação e contato humano, o que faz do ser um sujeito mais sensível.

O profissional de Educação Física é um dos poucos profissionais que pode através das aulas de educação física, de uma gincana, de atividades recreativas em clubes ou hotéis, ou qualquer outro espaço de lazer resgatar esse conteúdo histórico dos jogos, brinquedos e brincadeiras e proporcionar ao participante um momento de interação e socialização humana.

Essa atividade de visita ao Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte propõe simultaneamente despertar uma discussão em sala de aula “a importância do papel do profissional de Educação Física” no resgate de jogos, brinquedos e brincadeiras antigas, uma vez que a sociedade hoje não se permite vivenciar grande parte do acervo encontrado nesse espaço.

O projeto de extensão surge também com a missão de difundir o patrimônio histórico que possuímos de jogos, brinquedos e brincadeiras. Para nossos alunos essa atividade é um resgate à sua infância (uma volta ao passado – um túnel do tempo) ou de seus pais através de relatos. É uma proposta que tem como objetivo oportunizar aos alunos da graduação conhecer, preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil e em especial Minas Gerais. É um projeto pioneiro em Minas Gerais.

Inaugurado em outubro de 2006, o Museu dos Brinquedos é fruto da coleção reunida ao longo de décadas por Luiza de Azevedo Meyer, a idealizadora do espaço. Sua coleção teve início com brinquedos que pertenceram aos seus dez filhos e aos 22 netos. A mineira nascida em 1912,  faleceu em 2000 e sua família deu continuidade ao projeto.

Nesse espaço nossos alunos viajam no mundo da imaginação oferecido pelos objetos expostos, além da visita ao patrimônio, participam de oficinas de brincadeiras e de construção de brinquedos. O espaço ainda oferece brinquedos a serem vivenciados e curtidos como perna de pau, pular corda, cavalinho de pau, escalar o teto da tenda com corda, bambolê entre outros.

Nossos alunos a partir dessa prática têm levado para os espaços que atuam com recreação e lazer ou para à escola o resgate das brincadeiras e dos jogos vivenciados na visita, além de terem a oportunidade de trabalhar com a construção de brinquedos em oficinas principalmente em colônia de férias e semana da criança.

Esse momento acontece semestralmente com os acadêmicos do segundo período do curso de Educação Física, como proposta de atividade extensão da disciplina de Jogos. Procura-se com esse projeto fornecer aos alunos um acervo de atividades a ser desenvolvida com os idosos nas visitas aos asilos.

 


[1] Professora da disciplina de Jogos – UNIVERSO/BH




ISSN 2179-1589

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