REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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RESGATE DE MEMÓRIA JUNTO AOS IDOSOS DE JOGOS, BRINQUEDO E BRINCADEIRAS

AÍDA LINHARES BARBOZA

Resumo


 

A disciplina de jogos com o intuito de dar oportunidade aos alunos de exercerem cidadania propõe um trabalho de extensão e pesquisa sobre o resgate de memoria de jogos, brinquedos e brincadeiras junto aos idosos. Essa atividade tem como finalidade aproximar nossos acadêmicos daqueles que são excluídos ao serem colocados em casa de repouso ou asilo. Escolhemos, portanto tratar com um público muitas vezes esquecido pela maioria de nós: os idosos.

 

Nossa sociedade valoriza muito a juventude, pelo histórico de um país jovem, que somos hoje, porém o número de idosos vem crescendo de forma gradativa, fazendo parte de um grupo de mais de 14 milhões de pessoas, representando hoje aproximadamente 8,6% da população total. O preconceito contra o idoso esta presente em nossa sociedade e com frequência verificamos que se manifestada pela falta de sensibilidade e de solidariedade, tornando depreciativo o destino inevitável de todos nós: envelhecer. O envelhecimento é entendido como parte integrante e fundamental no curso da vida de cada ser humano. É nessa fase que surgem experiências e características próprias e peculiares resultantes da nossa trajetória.

 

Para aqueles que não têm acesso a atividades de lazer e mesmo a uma alimentação adequada está reservado o lugar de exclusão e abandono. O que leva muitos idosos terminarem suas vidas esquecidos em asilos, e que muitas vezes são precários e não suprem suas necessidades. Apesar de seu papel desconstrutor, o asilo faz emergir a possibilidade de reconstrução de um novo mundo social para o idoso, limitado, restrito em relação à sociedade mais ampla, mas ainda assim suficiente para que ele incorpore alguns papéis e resgate, pelo menos parcialmente, sua condição de ser humano.

 

Nas visitas realizadas pelos nossos alunos, podemos verificar um recomeço de vida para cada um daqueles asilados, a nova oportunidade de se mostrarem úteis e mostrarem um pouco do  seu conhecimento e vivencia de jogos, brincadeiras, brinquedos  ou cantigas de roda que foram esquecidos ao longos desses anos por nossa sociedade.

 

O objetivo desse trabalho de extensão é proporcionar aos alunos perceber a importância de se discutir as questões relativas à atual situação dos nossos idosos; avaliar como se dá a percepção da vivência dos idosos na instituição asilo; resgatar junto aos idosos a vivencia de os jogos, brincadeiras, brinquedo e cantiga de roda que estão se perdendo ao longo da contemporaneidade e descobrir a causa mais comum que leva à institucionalização dos idosos entrevistados através de algumas observações realizadas in loco. Um fator importante a ser levado em conta é o lugar do idoso na família e no contexto social.

 

Almejamos com essa atividade de extensão que os alunos percebam e pensem o asilamento como um fenômeno social emergente do novo século sob uma ótica mais humanizada e que a pesquisa remeta-os a ver os idosos com outros olhos, valorizando sua história de vida e enxergando-os como um ser dotado de muita experiência, valores, princípios e bagagem social.

 

"Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe."
José Saramago.

 

 

 


[1] Professora da disciplina de Jogos da UNIVERSO/BH




ISSN 2179-1589

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