EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: Palestras e Oficinas
Resumo
A Educação Inclusiva é uma orientação dominante na maioria dos países que subscreveram a Declaração de Salamanca em 1994. Ao se definir a Educação Inclusiva (EI) como "para todos e para cada um", procura-se desenvolver e construir modelos educativos que rejeitem a exclusão e promovam uma aprendizagem livre de barreiras (RODRIGUES,2003)
A partir de palestras e oficinas ministradas por profissionais da área em específico, convidamos nossos alunos a uma discussão e reflexão sobre o papel do profissional de Educação Física na promoção da inclusão de pessoas com deficiência ou não em aulas ou práticas de esportes.
Durante o semestre como carga horária das disciplinas, temos palestras sobre Educação Física Inclusiva ou sobre esporte de rendimento para aluno/atleta que possui deficiência. É colocado para nossos acadêmicos que nem sempre inclusão é sinônimo de participação e que uma pessoa com alguma deficiência pode se tornar um atleta, procuramos fundamentar essa discussão e trazer exemplos de como devem atuar junto a cada circunstância.
Tivemos a oportunidade de ver essas informações serem multiplicadas em relatos e fotos de registro dos nossos alunos e ex-alunos, adaptando fundamentos e regras de esportes para incluírem cadeirantes nas aulas do conteúdo basquete na Educação Física, sendo premiado por entidade privada pela iniciativa de adaptar a aula para promover a inclusão.
Outra vivencia, foi à proposta de trabalhar com as crianças do projeto do SESC/MG unidade da Floresta, onde nosso aluno Pedro Granata ofereceu às crianças a oportunidade de jogar de olhos vendados e perceber como se sentem os atletas com deficiência visual, desenvolvendo o esporte paraolímpico Goal ball na perspectiva dos alunos refletirem sobre os órgãos sensoriais que podem ser desenvolvidos e aprimorados sem a visão.
Com essas atividades de extensão que acontecem todos os semestres, procuramos trazer aos nossos acadêmicos experiências e possibilidades de atuação profissional, além de divulgar as inciativas e conquistas daqueles que acreditaram e investiram nos conhecimentos adquiridos a partir das palestras e das vivências proporcionadas nas oficinas.
Referência
RODRIGUES,David Atonio. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista Educação Física UEM. v14,n.1,2003.
[1] Professora da disciplina de Educação Física Escolar e Estágio – UNIVERSO/BH
[2] Professor da disciplina de Basquete – UNIVERSO/BH