REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Psicomotricidade na educação infantil

Camila Ramos, Élida Dias, Flaviane Sarah, Raiane Sousa, Thais Vidal, Tatiane Murça

Resumo


Período das operações concretas é o estádio pelo qual a criança começa a desenvolver a construção de pensamentos lógicos a partir de vivencias afetivas emocionais ou corporais. Capacidade da criança de estabelecer relações que permitam coordenação e também desenvolver uma primeira percepção corporal através de vivencias. No plano afetivo é capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo e ao mesmo tempo de ter autonomia pessoal. O que possibilitará no plano intelectual uma nova capacidade mental da criança , isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim. Este trabalho refere-se á verificação do desenvolvimento do esquema corporal em crianças de faixa etária entre 6 a 10 anos que apresentam queixas de dificuldades de aprendizagem. O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de mudanças que ocorre ao longo da vida do indivíduo, resultante da interação e necessidades de sua de sua biologia, da tarefa e das condições do ambiente. Participação ativa em atividades motoras é um modo efetivo de reforçar as habilidades essenciais ao raciocínio e a aprendizagem dos conceitos acadêmicos. Consciência corporal, direcional e espacial, sincronia, ritmo e sequencia de movimentos são alguns dos elementos essenciais para o desenvolvimento motor em suas fases iniciais. Estes aspectos contribuirão para que a criança possa atuar de forma eficiente no aprendizado em áreas distintas. A imagem corporal engloba formas em que o indivíduo experimenta e conceitua seu próprio corpo. Deve ser compreendida como um fenômeno singular. A imagem do corpo se retrata na síntese de mensagens, estímulos e ações que permitam á criança diferenciar-se do mundo exterior, e de fazer do “eu” o sujeito de sua própria existência. A imagem do corpo representa uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade, organiza-se em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Em acordo com a Psicologia Moderna, a noção do corpo pode ser definida com esquema corporal e envolve o reconhecimento do corpo, de postura correta e do posicionamento de seus segmentos. A imagem que a criança possui do seu próprio corpo é indispensável para a formação de sua personalidade. Estudar o corpo, o esquema e a imagem corporal, são fatores importantes para aqueles que se dedicam ao estudo do ensino e da aprendizagem. A avaliação das capacidades desenvolvidas é essencial para diagnosticar problemas motores e suas consequências, fornecendo dados que viabilizem sugestões de intervenções que favoreçam o desenvolvimento global da criança em todos os seus aspectos. Com este trabalho tivemos uma percepção de que o “brincar fora de casa” como nas praças e os parques infantis, além do papel de socialização, mostra-se importante para o desenvolvimento infantil como por exemplo , habilidades físicas (força, agilidade, motricidade ampla), cognitivas (concentração, atenção, noção espacial), sociais (interação, socialização, diversidade) e psicológicas (regular emoções, criatividade, autonomia), através da atividade do brincar. A imagem corporal é uma forma equilibrada do núcleo central da personalidade, que se desenvolve entre as relações do sujeito com o ambiente que lhe é provido. A constituição do esquema corporal é fundamental para o desenvolvimento da criança, já que esta organização é uma referência para as diversas possibilidades de ação. Com isto temos a percepção que tanto o aspecto cognitivo afetivo e motor se entrelaçam na construção e evolução da criança.



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO