REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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INICIAÇÃO ESPORTIVA AO HANDEBOL

EMERSON NEIVA RODRIGUES

Resumo


Segundo Greco e Benda(1998) a formação esportiva de uma sociedade depende da concepção filosófica e política do Estado e da sociedade, isso vai de encontro a dicotomia entre conhecimento prático e conhecimento teórico. Estando os profissionais divididos de um lado os que acreditam que a aprendizagem técnico-tático estão relacionados quase que exclusivamente a repetição e do outro os profissionais que não trabalham os esportes, pois acreditam que o esporte reproduz o modelo capitalista, valorizando mais o individual do que o coletivo.

Ainda segundo os mesmos autores o treinamento técnico é integrado ao treinamento tático e que em raríssimos momentos estes serão dissociados, reforçando ainda que é de suma importância apresentar ao educando situações as mais variadas possíveis, o que lhe permitirá desenvolver uma base motora sólida.

A ida ao evento faz parte do conteúdo da Disciplina Handebol do curso de Educação Física da Universo unidade Belo Horizonte. Os alunos do sexto período realizam a ida aos jogos do campeonato escolar de handebol para conhecerem a prática da iniciação ao handebol mas dentro de uma competição, que envolve inúmeros fatores que podem interferir diretamente no comportamento dos treinadores, pais e atletas.

Para Filho,Sousa e Greco(2001) a competição esportiva remete ao desafio/luta e é a forma máxima da expressão do esporte, sugerindo uma série de comportamentos e atitudes dos envolvidos, seja direta ou indiretamente.

Os alunos realizam uma entrevista com os treinadores, buscando identificar tempo de prática, objetivo da instituição ao participar de uma competição, com os pais dos alunos/atletas e com os praticantes, buscando identificar se após o início da prática do handebol os responsáveis conseguiram  identificar alguma mudança no comportamento dos mesmos, quanto ao respeito com o próximo e responsabilidade com suas tarefas. Enquanto que com o praticante buscam identificar porque ele começou a praticar, se sofreu alguma interferência de algum familiar, se sua participação vai de encontro com o objetivo do evento. Após a entrevista buscam relacionar o comportamento dos 3(três) agentes durante a partida e a entrevista dada.

 

FILHO,F. E.;SOUSA,C.R.P.;GRECO,P.J. Evolução técnico-tático do handebol(1986 – 1995) e suas consequências para o processo de ensino aprendizagem e treinamento.R. Min. Educ. Fís., 9,2,p.49-56,2001.

 

GRECO, P.J., BENDA, R.N. (Org.). Iniciação esportiva universal. Vol 1: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

 

GRECO, P.J. (Org.). Iniciação esportiva universal. Vol 2: Metodologia da Iniciação Tática. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.




ISSN 2179-1589

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