REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DE RECURSOS VIRTUAIS 3D NAS AULAS DE ANATOMIA APLICADA

Flávia Dutra da Silveira Magalhães Cotta

Resumo


Novas abordagens educacionais se tornam necessárias dentro do desafio de acompanhar a transformação das novas gerações. O que se pode perceber é que o acesso à Internet e a disseminação do uso do computador está possibilitando mudar paradigmas na forma de produzir, armazenar e difundir a informação. Dessa forma, os ambientes virtuais estão sendo utilizados como instrumentos para essa nova fase do processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse contexto, o presente relato vem discutir a experiência implantada na disciplina de Anatomia Aplicada no curso de Educação Física, o qual, se fez uso das novas tecnologias em 3D disponíveis no ambiente virtual. Normalmente, a disciplina se utiliza de aulas teóricas fazendo uso de livros e apostilas, e, aulas práticas onde se estuda nos modelos anatômicos artificiais. Visando efetivamente contribuir e melhorar o conteúdo visto nesses dois ambientes, sala e laboratório, foi proposto o acesso ao link Anatomia 3D Universidade Lyon dentro do Youtube, Em todos os conteúdos programados dentro da disciplina foi criado um espaço para que o aluno acessasse o link. Esse espaço podia ser como uma inicialização, finalização, suporte ou um momento investigatório do aluno na aula teórica ou prática. Ressalto a interação que se fez de maneira muito mais interessante, criando uma movimentação entre os vários ambientes de aprendizagem. Acredito na positividade dessa experiência, constatada na melhoria do desempenho dos alunos traduzido em notas mais altas comparativamente aos anos anteriores.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO