REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS ANATÔMICOS

Flávia Dutra da Silveira Magalhães Cotta

Resumo


Aperfeiçoar os recursos didáticos relacionados às aulas teóricas torna-se fundamental para o direcionamento das ações, estimulando a participação do aluno como sujeito ativo na construção do seu conhecimento, promovendo uma busca ativa por novas informações, o que contribui significativamente na dinâmica que envolve o processo ensino-aprendizagem. O objetivo principal dessa atividade proposta como parte da verificação dos trabalhos (VT) na disciplina de Anatomia Básica, é integralizar o ensino teórico e prático, através da confecção de modelos didáticos anatômicos, a partir da observação de peças cadavéricas originais ou na forma de imagens impressas nos atlas de Anatomia, com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem, favorecendo uma maior compreensão do conteúdo por parte dos alunos. Cada grupo de alunos ficará responsável por um dos sistemas estudados na disciplina e os mesmos escolhem algum órgão ou estrutura para elaborar e construir o modelo. Ressalta-se a importância da participação dos alunos na construção de seus próprios modelos, pois ocorre durante esse processo criativo a necessidade de pesquisar e estudar para compreender a estrutura no seu aspecto morfofuncional. A participação dos alunos na construção de materiais dinamiza a aula, valoriza o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento, estimula a criatividade, exercita habilidades e apresenta o conteúdo de maneira diferenciada. É importante que essa atividade seja considerada como uma perspectiva não somente mecânica, mas que possibilite aos alunos estabelecer interações dialógicas que promovam a sua eficácia, quando estabelecem relações, e, sobretudo, quando ocorre a formulação de novas perguntas sobre o assunto que não ocorriam antes da introdução dos modelos. Metodologias alternativas possibilitam a integração entre teoria e prática e devem ser valorizadas e estimuladas, uma vez que tornam mais efetivas o envolvimento do aluno com o tema em estudo, possibilitando uma aprendizagem mais significativa, uma vez que provocam uma motivação para a apreensão do conhecimento.




ISSN 2179-1589

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