REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ANIMADOR CULTURAL

Guilherme Velloso

Resumo


O lazer, segundo Christianne Gomes (2004), é “uma dimensão da cultura constituída por meio da vivência lúdica de manifestações culturais em um tempo/espaço conquistado pelo sujeito ou grupo social, estabelecendo relações dialéticas com as necessidades, os deveres e as obrigações, especialmente com o trabalho produtivo”. Como temática multidisciplinar, o lazer dialoga com as demais esferas da vida humana, interferindo e sofrendo influências do trabalho, da economia, da política, da religião, da educação etc.

Fenômeno social eivado de tensões, campo de transgressões e conformismo, de alienação e de emancipação, o lazer pode – ou não – contribuir para o descanso, o divertimento e o desenvolvimento, tanto pessoal como social. E para que essas funções do lazer sejam satisfeitas, uns optam pela vivência de atividades artísticas, enquanto outros se engajam em atividades manuais, ou seja, aquelas em que o prazer encontra-se na descompromissada manipulação de objetos, texturas e/ou materiais. Há os que preferem as atividades sociais, cuja ênfase estaria na promoção da sociabilidade, e também encontramos aqueles que se realizam em atividades intelectuais. Por fim, algumas pessoas buscam a realização de seus anseios nas atividades físicas.

Por conseguinte, o profissional que atuará organizando o lazer de outras pessoas não deveria restringir-se a uma única área de formação ou, pelo menos, as equipes de animação cultural deveriam ser multidisciplinares, compostas por pessoas habilitadas em diversos campos.

É nessa perspectiva que se insere o profissional de Educação Física, um dos especialistas que intercederá junto a seu público oferecendo diferentes manifestações culturais que têm como elo que as une o prazer advindo da movimentação corporal.

Não obstante a dificuldade em capacitar esse profissional para atuar num tempo/espaço tão abrangente quanto o lazer, o curso de Educação Física oferece, na disciplina Recreação e Lazer, uma introdução aos fundamentos dessa temática, abarcando conhecimentos tais como:

a história do lazer: o fenômeno (ou o que havia mais próximo a ele) é analisado desde a Grécia Antiga, ressaltando-se as mudanças na relação entre lazer e trabalho e suas respectivas valorizações;

o estudo do lazer no Brasil: as diferentes concepções reveladas desde a metade do século XX revelam as diferentes funções e características atribuídas ao lazer no nosso país;

os conteúdos culturais: uma classificação das diversas atividades vivenciadas no lazer que permite ao animador cultural contemplar os diferentes interesses do público em sua programação;

os equipamentos de lazer: o espaço (re)criado para o lazer, tal como o tempo em que ele é vivenciado, é um dos elementos que precisam ser compreendidos para se pensar em políticas públicas voltadas ao lazer;

a animação cultural: uma intervenção pedagógica que visa dar vida (alma) aos tempos/espaços de lazer por meio as manifestações culturais.

Além desses e de outros tópicos abordados durante o semestre, o discente tem a oportunidade de vivenciar uma série de atividades recreativas. Além de formar um repertório de atividades, cada profissional do lazer começa, desde o primeiro período, a refletir sobre o planejamento de tais atividades – seu objetivo, estratégia de ensino, infraestrutura necessária etc.




ISSN 2179-1589

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