REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A VISITA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Guilherme Velloso

Resumo


Visando estabelecer uma relação direta entre a teoria discutida em sala de aula e a prática pedagógica da Educação Física, a disciplina Educação Física Escolar I vem, nos últimos anos, propondo a seus alunos e alunas a realização de visitas técnicas em escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte.

O acompanhamento de aulas de Educação Física na Educação Infantil (1º ou 2º período) e nas séries iniciais do ensino fundamental (1º, 2º, 3º, 4º ou 5º ano) e a realização de entrevistas com os professores e professoras dessas escolas possibilitam a nossos discentes conhecer a realidade da prática pedagógica em Educação Física e as relações entre o projeto de ensino, os conteúdos, a metodologia de ensino e a avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como refletir sobre a formação e a atuação profissional na Educação Física escolar.

Os discentes, além de assistir a aulas de Educação Física, têm de observar um roteiro disponibilizado no início do semestre letivo na apostila elaborada para a disciplina. Algumas perguntas deverão ser feitas ao professor de Educação Física da escola, sendo que outros tópicos deverão ser respondidos pelos alunos e alunas que realizaram as visitas técnicas. A entrega das respostas do roteiro de entrevista e observação é obrigatória, bem como da foto tirada na escola e que registra o encontro entre os discentes visitantes e o docente da instituição visitada.

Após a visita técnica, em data estipulada no plano de ensino da disciplina, ocorre, na universidade, o relato do que foi visto nas escolas. Nessa ocasião, o professor da disciplina e os discentes discutem uma série de questões com vistas a estabelecer uma relação entre teoria e prática, o que deve incrementar a qualificação dos profissionais egressos da disciplina e do curso de Educação Física.

A atividade contribui, ainda, para o reconhecimento do campo de estágio, que será desenvolvido no quarto, quinto e sexto períodos do curso de Educação Física, facilitando o contato e o ingresso dos docentes nas escolas concedentes do estágio.




ISSN 2179-1589

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